09h27 - 06.02.2017

Juazeiro do Norte. Projetos desenvolvidos por acadêmicos deste município, na região do Cariri, estão em destaque no país no âmbito do empreendedorismo nas comunidades. O time Enactus Leão Sampaio ganhou em 2015 o Prêmio Nufarm de Consciência e Ética no Agronegócio e, no ano passado, ficou em segundo lugar, com o projeto “Viver da Terra”.
O “Viver da Terra” é realizado na comunidade do sitio Salobra, em Missão Velha – CE, e tem por objetivo capacitar agricultores para a produção de frutas, hortaliças e peixes de forma sustentável, através do uso de materiais recicláveis e de alternativas naturais para o plantio, auxiliando assim, na redução dos impactos ambientais causados por essas atividades.
Fique por dentro
A Enactus é uma organização internacional sem fins lucrativos presente em 36 países, formada por estudantes, acadêmicos e líderes de negócios que estão comprometidos a usar o poder da ação empreendedora para promover o desenvolvimento comunitário através de projetos sociais que visam o desenvolvimento econômico, social e ambiental das comunidades.
Outro projeto com reconhecimento nacional, é “Sonhos de Maria” que tem seu foco voltado para a capacitação e o empoderamento de mulheres também residentes da comunidade do sitio Salobra, também em Missão Velha. Ele surgiu a partir de uma análise que identificou o desperdício de alimentos no transporte e pós-venda dos produtos do “Viver da Terra”, chegando à cerca de 30%.
Para minimizar esse desperdício foi implantada a cozinha Sonhas de Maria, que produz 20 produtos diferentes, tais como: bolos, doces e salgados. Todos derivados do aproveitamento desses alimentos que estão em perfeitas condições de uso, mas que não conseguiram ser vendidos por sua aparência.
O projeto foi ganhador em 2016 do prêmio Walmart de Empoderamento Econômico de Mulheres e este ano está concorrendo ao prêmio Prêmio Alimentação em Foco da Fundação Cargill. Para conseguir desenvolver outras comunidades o time está iniciando o terceiro projeto intitulado “Sonhos de Dona Lucia” desenvolvido na comunidade do sitio Caldeirão do Bom Sucesso, em Crato.
Ele é voltado para a capacitação e o empoderamento de mulheres e visa a criação de uma cozinha comunitária. O “Sonhos de Dona Lucia” já está concorrendo este ano ao prêmio Walmart de Empoderamento Econômico de Mulheres.                         (Blog Diário Cariri)

Post a Comment