Brasil. Impostômetro da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) atingiu R$ 300 bilhões, ontem. O valor representa o total de impostos, taxas e contribuições pagos pelos brasileiros desde o início de 2017. Ano passado, mesmo montante foi registrado em 21 de fevereiro, o que revela crescimento do bolo tributário. No Ceará, o total arrecadado dos contribuintes já soma mais de R$ 5 bilhões. 
“Há aumento real na arrecadação, mas essa alta tem que ser vista com cautela: ela ainda não se refere a uma elevação do nível de atividade, mas sim a aumentos de alíquotas de alguns tributos”, diz Alencar Burti, presidente da ACSP e da Federação das Associações Comerciais de São Paulo (Facesp).
“A tendência, porém, é boa. Há indicadores que começam a se reequacionar, resultado das reformas do governo, que vêm produzindo os primeiros efeitos para tirar o País da recessão”, complementa.
Para o Carnaval, levantamento encomendado pela ACSP ao Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT) revela aumento de impostos. Sendo a caipirinha um dos produtos típicos mais tributados: em média, 76,66% do preço de uma dose do drinque é composto por impostos. O contribuinte que for viajar no Carnaval vai ter que pagar mais 5% de ISS, presente nas passagens aéreas, pacotes de viagens e diárias de hotéis.                        (O Povo)

Post a Comment