Neste sábado, 11, vai ocorrer um eclipse lunar penumbral em que a Lua vai passar pela penumbra (transição da sombra para a luz) da Terra. O fenômeno não poderá ser visto a olho nu. Especialistas explicaram ao O POVO Online que somente astrônomos experientes com equipamentos adequados poderão acompanhar o fenômeno.
“Não é um eclipse para grande público. Você vai ver a Lua normalmente”, disse o diretor do planetário e astrônomo, Dermeval Carneiro. Apesar de não ser perceptível para as pessoas leigas, ele explica que o fenômeno ocorre em decorrência do alinhamento geométrico da Lua em relação à penumbra da Terra. “Na posição geométrica, a luz do Sol incide sobre a Terra e por trás da Terra surge a sombra e a penumbra”, explicou. O fenômeno deste sábado, 11, terá duração média de quatro horas e ocorrerá a partir do 19h (Horário de Brasília).
Já o físico do Observatório Dietrich Shiel Centro de Divulgação da Astronomia da Universidade de São Paulo (USP), Jorge Honel, explicou ao O POVO Online que há outros fenômenos que podem ser observados. No próximo dia 26, vai ocorrer um eclipse solar. “Se o céu estiver limpo, vale a pena ser visto. Mas, é preciso ter cuidado. Você tem que usar equipamentos apropriados e filtros especiais porque você pode ficar cego”, alerta o especialista. Ele recomenda aos interessados em acompanhar o fenômeno que utilizem filtros de densidade de número 14 ou máscaras de solda elétrica durante a observação.          (O Povo)
Brasil

Post a Comment