A Ouvidoria-Geral do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) leva o projeto “Ouvidoria Itinerante” aos municípios de Araripe (dia 09) e Potengi (dia 10) para fazer escutas de queixas da população, a partir de audiências públicas com a presença dos legisladores municipais e gestores públicos. “É muito importante ouvir os anseios e dificuldades da população para que o Ministério Público possa tomar as medidas cabíveis”, destaca a ouvidora-geral Maria Neves Feitosa.
A ouvidora-geral explica que o projeto “Ouvidoria Itinerante” visa aproximar cada vez mais o Ministério Público da sociedade, bem como estimular a criação de ouvidorias municipais. Ela anuncia que, ao longo de 2017, serão visitados também Parambu (06/03), Aiuaba (07/03), Tamboril (26/04), Ipaporanga (27/04), Caririaçu (18/05), Tarrafas (19/05), Saboeiro (08/06) e Ipueiras (22/06). “Assim, alcançaremos a meta iniciada no ano passado de ouvir a população dos 20 municípios com menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Ceará”, explica.
Também para o ano de 2017, a Ouvidoria-Geral do MPCE realizará os projetos “MPCE na Escola”, que pretende articular visitas quinzenais de promotores de Justiça em escolas públicas para apresentar o Ministério Público e promover debates com a juventude sobre temas relevantes da atualidade; e “Conhecendo o MP”, que promoverá a visitação de estudantes à estrutura do MPCE para que conheçam o funcionamento e atribuições de cada órgão.
Balanço da Ouvidoria-Geral do MPCE em 2016
No ano passado, a “Ouvidoria Itinerante” passou pelas cidades de Barroquinha, General Sampaio, Graça, Granja, Ibaretama, Itatira, Moraújo, Salitre, Uruoca, Viçosa do Ceará. A Ouvidoria-Geral do MPCE participou, ainda, da criação da Rede Cearense de Ouvidorias Públicas (Ouvir-CE) e realizou o lançamento da cartilha “Conhecendo o MPCE” em braille.                       Cariri

Post a Comment