Jati. “Meu caro amigo leitor, preste um pouco de atenção, vou lhe contar nesses versos, com muita disposição, um problema que afeta a quase toda nação”. Essa dessa forma clara e bem objeta que o poeta popular, José Anchieta Dantas Araújo, conhecido como “Zé do Jati” inicia seu cordel intitulado “A guerra contra o mosquito da dengue”, que será distribuído pela prefeitura de Jati, cidade do extremo sul cearense, a 525 quilômetros de Fortaleza.
“Zé do Jati” conta que o objetivo do cordel é “tratar de um assunto grave, porém com mais leveza e de uma forma que possa atingir todas as pessoas”. Ele adverte que no período de chuvas, iniciado com mais intensidade na segunda quinzena de janeiro, a população precisa ficar ainda mais atenta para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, responsável por transmitir numerosas doenças diferentes, dentre as quais se destacam, a dengue, o zika vírus, a febre amarela e a chikungunya.
De acordo com especialistas, a temperatura mais elevada, o nível de chuvas aumentado e até o período de férias, quando mais pessoas estão em casa, são fatores que podem favorecer a proliferação do vetor de transmissão da dengue e de outras doenças. Estudo revelam, ainda, que em 80% dos casos, o foco do mosquito está dentro das residências, “por isso a importância no trabalho de informação e conscientização da população”, acrescenta Zé do Jati.                (Blog Diário Cariri)

Post a Comment