Header Ads

Poeta cria cordel de incentivo ao combate ao Aedes aegypti, em Jati

Jati. “Meu caro amigo leitor, preste um pouco de atenção, vou lhe contar nesses versos, com muita disposição, um problema que afeta a quase toda nação”. Essa dessa forma clara e bem objeta que o poeta popular, José Anchieta Dantas Araújo, conhecido como “Zé do Jati” inicia seu cordel intitulado “A guerra contra o mosquito da dengue”, que será distribuído pela prefeitura de Jati, cidade do extremo sul cearense, a 525 quilômetros de Fortaleza.
“Zé do Jati” conta que o objetivo do cordel é “tratar de um assunto grave, porém com mais leveza e de uma forma que possa atingir todas as pessoas”. Ele adverte que no período de chuvas, iniciado com mais intensidade na segunda quinzena de janeiro, a população precisa ficar ainda mais atenta para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, responsável por transmitir numerosas doenças diferentes, dentre as quais se destacam, a dengue, o zika vírus, a febre amarela e a chikungunya.
De acordo com especialistas, a temperatura mais elevada, o nível de chuvas aumentado e até o período de férias, quando mais pessoas estão em casa, são fatores que podem favorecer a proliferação do vetor de transmissão da dengue e de outras doenças. Estudo revelam, ainda, que em 80% dos casos, o foco do mosquito está dentro das residências, “por isso a importância no trabalho de informação e conscientização da população”, acrescenta Zé do Jati.                (Blog Diário Cariri)

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.