Header Ads

Prefeito de Juazeiro encaminha diversos projetos e garante parceria do Governo do Estado para a realização de grandes obras

O Prefeito de Juazeiro do Norte, Arnon Bezerra, em agenda que manteve com o Governador do Estado, Camilo Santana, firmou parceria para dar andamento a projetos importantes no Município, incluindo a reestruturação do Parque Ecológico das Timbaúbas, Estádio Romeirão, com projetos em andamento para serem licitados, além do Centro Multiuso (Centro de Apoio ao Romeiro), onde irá funcionar o Centro Administrativo da Prefeitura de Juazeiro do Norte, e reformas dos três principais mercados da cidade.

O Chefe do Executivo ainda destacou a conquista do projeto do Teleférico para o Município, como atualmente existe em metrópoles do País, a exemplo do Rio de Juazeiro, e grandes cidades do mundo. Para ele, esse projeto, que em breve estará sendo licitado, vem agregar ao turismo local, ampliando opções para este relevante segmento.

Segundo o Prefeito, que esteve acompanhando o Governador nas visitas aos equipamentos na cidade, Camilo Santana se mostrou sensível a todos os projetos, e destacou, acima de tudo, a importância na qualidade de vida da população e qualificação do turismo em Juazeiro do Norte e no Cariri. Ele disse que no caso do Parque Ecológico das Timbaúbas, o projeto estará sendo realizado com o acompanhamento da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Serviços Públicos (SEMACE), que tem à frente o Secretário Luiz Ivan Bezerra. A meta é oferecer melhores condições ao espaço, ampliando o receptivo à população, com mais estrutura.

Reestruturação dos Mercados Públicos - Na última quinta-feira, o Prefeito Arnon Bezerra esteve no Mercado Central de Juazeiro do Norte, onde almoçou com o Governador Camilo Santana. Na ocasião, ele destacou a necessidade de melhoria daquele espaço e a da parceria para investimento num dos espaços importantes presentes no Centro comercial. Além dele, o Mercado José Teófilo Machado (Senhora Santana) e o Mercado do Pirajá. “No caso dos mercados, não serão imediatos, mas estarão dentro de uma sequência de projetos que vamos acompanhar”, afirma o prefeito.

Centro administrativo de Juazeiro do Norte - Em visita ao Centro de Apoio ao Romeiro com o Governador, o Prefeito Arnon Bezerra destacou a mudança administração municipal para o prédio do Centro Multiuso, local com uma ampla estrutura, onde atualmente funcionam instituições como a Universidade Regional do Cariri (URCA), Universidade Federal do Cariri (UFCA) e o RAIO. Ele destaca aspectos positivos no novo espaço, como a climatização, segurança, conforto, além de possibilitar uma dinâmica administrativa, com uma relevante base de economicidade para o Município.

Reforma da Praça Padre Cícero - O projeto de reforma da Praça Padre Cícero já está concluído e sendo encaminhado para que possa começar, segundo o prefeito. Isso, em 50 dias de administração da cidade. Uma das suas grandes preocupações nesse momento, tem sido de dar uma base de organização ao Município, com Plano de Ação da Limpeza Pública, asfaltamento de ruas, calçamentos, mais agilidade aos atendimentos na área da saúde, num diálogo constante com a comunidade, além de entidades representativas, Sindicato dos Servidores Municipais, Ministério Público, reuniões em Brasília, e contatos constantes com os Governo Estadual e Federal, no intuito de viabilizar projetos que possibilitem mudanças fundamentais para o desenvolvimento de Juazeiro do Norte. Em breve, o Prefeito Arnon Bezerra irá encaminhar o projeto de Reforma Administrativa de seu Governo para a Câmara Municipal, onde será avaliado e votado pelo Legislativo.

Fortalecimento da saúde - Outro aspecto está relacionado à reestruturação dos atendimentos na área da saúde. Na ocasião da solenidade de concessão do título de Acreditado com Excelência - Nível III, ao Hospital Regional do Cariri (HRC), na última quinta-feira, o Prefeito Arnon Bezerra ressaltou o seu compromisso de fortalecimento da saúde, com atendimentos nos Postos de Saúde da Família (PSF). “Vamos comemorar grandes vitórias na saúde do Cariri. Agora estou com a responsabilidade muito maior, de cuidar dos meus irmãos juazeirenses”, disse ele, ao acrescentar as melhorias no Hospital São Lucas, para que se torne um hospital de referência, além da ampliação e reforma do Maria Amélia.


Central de Libras retoma atividades em Juazeiro do Norte

Imagine que você é surdo e precisa ir a uma consulta, mas não consegue explicar ao seu médico o que está sentindo. Ou que precise tirar algum documento específico, mas não consiga fornecer as informações necessárias, porque o atendente não fala a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). Pensando nas dificuldades que essas pessoas enfrentam no seu cotidiano e em promover mais espaços para a comunidade surda, a Secretaria de Desenvolvimento Social e do Trabalho reforçou a equipe da Central de Interpretação de Libras, que agora conta com dois intérpretes e um instrutor usuário nativo da língua.
Atendimento - O atendimento funciona 24 horas por dia, em um sistema de pré-agendamentos ou emergenciais, conforme a necessidade para viabilização da comunicação entre surdos e ouvintes. A Central também dispõe de suporte online, através de e-mails, aplicativo WhatsApp, Skype e redes sociais, como também presencialmente. A Central de Interpretação de Libras fica localizado no mesmo prédio do Centro Pop, na Avenida Dr. Floro Bartolomeu, 1027 A, Bairro Juvêncio Santana.
Projetos futuros - Segundo a diretora da Central de Libras de Juazeiro do Norte, Cleide Barbosa, é necessário uma reestruturação na comunicação, principalmente dos setores públicos. Por esse motivo, um projeto de capacitação está em elaboração para ser desenvolvido com os servidores públicos. Esse projeto deve ser encaminhado à Secretaria de Desenvolvimento Social e do Trabalho do município.
Letras-Libras na UFCA - Foi aprovado recentemente o projeto para a implantação do curso de licenciatura em Letras-Libras na Universidade Federal do Cariri (UFCA). Baseado em dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em torno de 17 mil pessoas com deficiência auditiva vivem na região do Cariri. O curso será o primeiro do interior do Ceará. Segundo a Coordenadoria de Acessibilidade da UFCA, a implantação do curso de Letras/Libras tem o propósito de atender às demandas impostas pela inclusão dos surdos na Educação e a inclusão da Língua Brasileira de Sinais, como disciplina no currículo educacional, formando professores para o ensino de Libras nos níveis fundamental, médio e superior.                (Assessoria de Comunicação)          Principal Cariri

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.