O andor com a imagem de Nossa Senhora passando pelo meio do povo na Praça do Romeiro.FOTO: Patrícia Silva
Juazeiro do Norte. Mais de 100 mil fiéis participaram na noite desta quinta-feira (02) da procissão de encerramento da Romaria de Nossa Senhora das Candeias, iniciada no último dia 29 de janeiro, neste município. Os devotos se reuniram às 17 horas na Capela de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, onde está o túmulo do Padre Cícero, para Missa e benção das velas.
Às 18 horas, os romeiros seguiram em procissão pelas ruas Santa Luzia e São Pedro até a Praça do Romeiro, na Basílica Santuário. Durante o trajeto, que durou cerca de duas horas, milhares de fiéis iluminaram as ruas da cidade e, junto ao carro andor, louvaram a “Mãe das Candeias” com velas, candeeiros e lamparinas entre as mãos erguidas ao céu, num gesto de fé e devoção.
Romaria reuniu, ao longo dos cincos dias, cerca de 400 mil fiéis. FOTO: André Costa
Na Praça do Romeiro, a multidão formou um mar de luz para receber a Bênção do Santíssimo e em seguida show pirotécnico. A “festa da luz”, como também é conhecida, é considera a romaria mais bonita do ano e também a mais antiga, criada pelo patriarca juazeirense Padre Cícero Romão Batista, no final do século XIX. Este ano o festejo trouxe a temática “No Caminho do Romeiro, Juazeiro é Porta da Misericórdia”.
A Romaria de Candeias é a terceira maior em número de devotos, ficando atrás apenas da romaria de Finados – a maior do ano, que reúne quase meio milhão de católicos – e de Nossa Senhora das Dores, padroeira da cidade.
(Blog Diário Cariri)

Post a Comment