Juazeiro do Norte teve registro de 21 mm
nas últimas 24 horas. FOTO: André Costa
Juazeiro do Norte. O primeiro dia da quadra invernosa no Estado, período correspondido entre os meses de fevereiro e maio, começou com chuvas em todas as regiões cearenses, com destaque para o Litoral, Serra da Ibiapaba, Sertão Central e Cariri, região na qual foi registrado o maior volume do Estado.
Nas últimas 24 horas choveu em pelo menos 89 municípios, de acordo com o boletim diário da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). A cidade de Santana do Cariri obteve o maior volume pluviométrico (115 mm), seguido por Araripe (56.4 mm); Meruoca (54 mm); Assaré (44.5 mm); Coreaú (43.6 mm); Antonina do Norte e Paracuru, ambas com 40 milímetros verificados.
Na capital cearense, que na terça-feira (31) teve registros de alagamento e congestionamento durante a manhã, choveu 16.5 mm no posto de Messejana. Já em Juazeiro do Norte, maior cidade do interior cearenses, choveu 21 mm no posto Vila São Gonçalo.
De acordo com a Funceme, essa nebulosidade está associada ao avanço de áreas de instabilidade que se deslocam do oceano para o continente. Na costa leste do Nordeste do Brasil, “nota-se a presença de um Cavado de Altos Níveis-CAN, sistema de baixa pressão atmosférica e circulação horária a aproximadamente 12km de altura” que favorece a ocorrência de chuva. A previsão para as próximas horas é de nebulosidade variável com chuvas em todas as regiões do Ceará.
Quadra chuvosa
Há duas semanas, a Funceme apresentou o primeiro prognóstico para quadra invernosa de 2017. O Ceará tem 40% de probabilidade de as chuvas ficarem em torno da média histórica, nos meses de fevereiro, março e abril. Há ainda probabilidades de 30% de chuva acima da média e 30% de chuva abaixo da média.
Com relação aos setores do Estado, no noroeste a probabilidade para a categoria abaixo da média é de 25%, para a categoria em torno da média é de 35% e para a categoria acima da média é de 40%. Já no sudeste as probabilidades apontam 35% para a categoria abaixo da média, 40% para a categoria em torno da média e 25% para a categoria acima da média.

10 maiores volumes desta quarta-feira (01):
Santana Do Cariri (Posto: Santana Do Cariri) : 115.0 mm
Araripe (Posto: Brejinho) : 56.4 mm
Meruoca (Posto: Meruoca) : 54.0 mm
Assaré (Posto: Assaré) : 44.5 mm
Senador Sá (Posto: Salao) : 44.0 mm
Coreaú (Posto: Ubauna) : 43.6 mm
Antonina Do Norte (Posto: Antonina Do Norte) : 40.0 mm
Paracuru (Posto: Paracuru) : 40.0 mm
Frecheirinha (Posto: Frecheirinha) : 39.0 mm
Acaraú (Posto: Acarau) : 38.2 mm
(Blog Diário Cariri)                                      Principal   Cariri

Post a Comment