O Ceará é um dos seis estados do país livre da febre amarela e sem indicação para campanha de vacinação, de acordo com o Ministério da Saúde. Dos 26 estados e Distrito Federal, apenas o Ceará, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Alagoas e Sergipe se encontram nesta situação. Por outro lado, na região Nordeste, o centro-sul do Piauí e o oeste da Bahia são áreas com recomendação permanente de vacinação, segundo informe divulgado nesta quarta-feira (8).
O mapa da distribuição de vacinação, mostra que as áreas de divisa entre a Bahia e o estado de São Paulo, bem como a maior parte do Rio de Janeiro têm recomendação temporária de vacinação, segundo o Governo Federal. Quase todo o resto do país – com exceção de algumas pequenas áreas do Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Cataria e Rio Grande do Sul -, estão em situação de recomendação permanente de vacinação. Veja o mapa abaixo.
Até esta quarta-feira, foram confirmados 215 casos da doença no Brasil. Ao todo, foram registrados 1.060 casos suspeitos, sendo que 765 permanecem em investigação e 80 foram descartados. Das 166 mortes notificadas, 70 foram confirmadas, 93 ainda são investigados e três foram descartadas. Os estados de Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo, Bahia e Tocantins continuam com casos investigados e/ou confirmados.
Desde o início deste ano, o Ministério da Saúde tem enviado doses extras da vacina contra a febre amarela aos estados que estão registrando casos suspeitos da doença, além de outros localizados na divisa com áreas que tenham notificado casos. No total, 9,9 milhões de doses extras foram enviadas para cinco estados: Minas Gerais (4,5 milhões), Espírito Santo (2,5 milhões), São Paulo (1,2 milhão), Bahia (900 mil) e Rio de Janeiro (850 mil). O quantitativo é um adicional às doses de rotina do Calendário Nacional de Vacinação, enviadas mensalmente aos estados.
A vacinação de rotina é ofertada em 19 estados do país com recomendação para imunização. Todas as pessoas que vivem nesses locais devem tomar duas doses da vacina ao longo da vida. Também precisam se vacinar, neste momento, pessoas que vão viajar ou vivem nas regiões que estão registrando casos da doença: leste de Minas Gerais, oeste do Espírito Santo, noroeste do Rio de Janeiro e oeste da Bahia. Não há necessidade de corrida aos postos de saúde, já que há doses suficientes para atender as regiões com recomendação de vacinação.
Febre Amarela
A febre amarela é causada por um vírus encontrado em regiões tropicais da África e das Américas. Ela afeta principalmente seres humanos e macacos, e pode ser transmitida pelo mesmo tipo de mosquito que espalha a dengue e o vírus da zika, o Aedes aegypti. No caso do Brasil, o Ministério da Saúde informou que a doença está sendo registrada apenas em áreas rurais, silvestres e de mata, por enquanto. Os mosquitos que a transmitem nessas regiões são o Haemagogus e o Sabethes.                  (G1 CE)

Post a Comment