Com intensa participação dos alunos, a Universidade Regional do Cariri (URCA) debateu nesta semana a implantação do sistema de cotas na URCA com a realização do “I Seminário de Ações Afirmativas- A implantação do sistema de cotas da URCA”. O evento foi aberto pelo Vice-reitor, professor Francisco do O’ de Lima Júnior, que destacou o pioneirismo da URCA no processo democrático de pensar coletivamente com a comunidade a dignidade humana e a cidadania plena no exercício dos direitos inclusivos. “Esta agenda impõe desafios, tendo em vista a correção de distorções da formação histórica. Portanto a mobilização de forças é a tarefa maior no sentido de conscientizar e agir para superação dos estrangulamentos das decorrentes”, ressaltou.

Para discutir o tema, foram convidados Nicolau Neto, do Grupo de Valorização Negra do Cariri (GRUNEC); Kaio Cardoso, acadêmico do curso de Ciências Sociais; Adão Pedro, da Comunidade Quilombola de Vassouras, Porteiras-CE e Ramiro Ferreira, acadêmico do curso de Direito. A mesa teve a coordenação da professora Dra. Cícera Nunes, do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Gênero e Relações Étnico-Raciais (NEGRER) e professora do Departamento de Pedagogia da URCA.
O debate ocorreu com importantes discussões em torno legislação, com a Política de Cotas, relatos de experiência de vida, defesa pela implantação de uma política de permanência para os cotistas, histórico de exclusão e lutas dos portadores de deficiência física e ações da URCA de inclusão.

À tarde foi realizada a palestra “Ações afirmativas no Brasil: panorama histórico e experiências”, com abordagem dos professores Ms. Antônio José de Oliveira; Dra. Maria Telvira da Conceição; professora Marla Vieira, sob a coordenação do acadêmico do curso de Geografia, Francisco Joedson da Silva Nascimento.
No período da noite o evento seguiu com uma apresentação de uma proposta da PROGRAD e da Comissão da URCA, apesentada pelo Pró-reitor de Graduação, professor Dr. Egberto Melo, com a coordenação do professor João Luís Mota do Nascimento.

O evento é uma realização da Pró-reitoria da Graduação (PROGRAD) e objetiva discutir a implantação de uma política de cotas sociais, étnico-raciais e para pessoas com deficiência na URCA.

Post a Comment