Vista parcial do Açude Pajeú em Altaneira.
FOTO: Edinaldo Alves Moreira
O Açude Valério, popularmente conhecido por Pajeú, responsável pelo abastecimento da cidade de Altaneira atingiu no último dia 10 de março, segundo dados do portal hidrológico do Ceará, a marca de 53,76%, o que representa exatos um milhão de metros cúbicos de água.

O Açude Pajeú é um dos 153 reservatórios hídricos monitorados pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) e teve sua capacidade máxima reduzida para 1.860.000 m³, mas no início de janeiro estava com apenas 7,46% de sua capacidade, ou seja, 140.000m³.

Os primeiros meses da quadra invernosa garantiram a reposição das águas e a esperança é que o reservatório venha a sangrar até o final do mês de abril.

Segundo dados da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (FUNCEME), em 2017 já foram 536 milímetros de chuvas, sendo 168 milímetros em janeiro, 248 milímetros em fevereiro e 120 milímetros até o último dia 10 de março.

O volume de água acumulado no Açude Pajeú já supera a marca do final da quadra invernosa de 2015, a maior dos últimos dois anos.                   (Blog de Altaneira)                        Cariri Principal

Post a Comment