Cachoeira de Missão Velha, no Ceará, volta a jorrar forte
após chuvas. FOTO: Francisco José Feitosa - Arquivo pessoal
A cachoeira de Missão Velha, no Cariri, recebeu um grande volume de água com as chuvas de fevereiro e março no Ceará e voltou a jorrar forte. A cachoeira é um dos principais pontos turísticos da cidade, mas ficou seca na maior parte do tempo nos últimos cinco anos, período em que o Ceará enfrenta uma das piores secas da história.
Em fevereiro, as chuvas na região Cariri na região foram acima da média do estado, que acumulou 155 milímetros de precipitação, 31% acima da média. Já em março, o Ceará acumula 153 milímetros, mais do que todo o mês de março do ano passado.
O número de regiões do Ceará afetadas por “seca excepcional”, o nível mais severo, reduziu com as chuvas ocorridos em fevereiro no estado, 30% acima da média histórica. Até janeiro deste ano, toda a região Sul do Estado, Sertão Central e parte da região Norte enfrentavam a situação mais severa de seca.
O novo estudo divulgado Funceme mostra apenas uma parte do extremo sul do Ceará no nível mais crítico de estiagem.                   (G1)

Post a Comment