A Câmara Municipal do Crato esteve reunida na sétima sessão ordinária, realizada na manhã desta segunda-feira, 6. Acrescidos aos requerimentos dos parlamentares que são solicitações que visam atender aos anseios da população cratense, vereadores apresentaram outras demandas no Pequeno e no Grande expedientes. 

Ao usar a Tribuna do Plenário Paulo Bezerra, o memorialista Huberto Cabral apresentou datas históricas como os 193 anos da Confederação do Equador na qual a cidade do Crato teve papel preponderante, bem como os 142 anos do Seminário Diocesano São José a serem completados nesta terça-feira, 7 de março.

Oito vereadores apresentaram informações e demandas no Pequeno Expediente:

Pedro Lobo (PT) – Ressaltou o número de inscritos na Seleção Pública feita pela Prefeitura do Crato para a contratação de professores temporários. Segundo o parlamentar, a alta procura por vagas revela a problemática do emprego que deve ser resolvida pela geração destes.

Roberto Anastácio (PTN) – Citou, novamente, a proposta de empréstimo do prédio do Sesi, desativado háalguns anos, para que o município passe a utilizá-lo como escola modelo em tempo integral. Mais detalhes sobre a proposta podem ser obtidos neste link.

Amadeu de Freitas (PT) – Citou os 30 anos de instalação da Universidade Regional do Cariri (Urca) que serão comemorados a partir das 16 horas desta terça-feira (7) no Salão da Terra, no campus Pimenta, da Urca, em Crato.

Fernando Brasil (PP) – Reivindicou a presença da Secretaria de Infraestrutura do município no distrito Dom Quintino para que analise e faça reparos, especialmente em vias, devido aos estragos causados pelo volume de chuvas.

Vicência (PMN) – Ao citar que teve acesso impedido por Guardas Municipais quando buscava contato com um dos secretários municipais, a vereadora sugeriu que a Mesa Diretora providencie credenciais que identifiquem os parlamentares cratenses, como também reunião com secretários e representantes de órgãos da gestão para tratar de situações como esta.

Renan Almeida (PEN) – Ressaltou o acréscimo de 18 equipes médicas nos PSFs (Postos de Saúde da Família),que passam a contar com 32 equipes na perspectiva de chegar a 40 grupos de trabalhos para atender a população cratense, assim como a contratação, pelo município, de 18 médicos especialistas.

Thiago Esmeraldo (PP) – Tratou sobre as alterações em limites de 128 municípios. Relembrou que acompanha o assunto desde 2013 e pediu que a Câmara buscasse, através do Departamento Jurídico, entrar "com recurso para derrubar a liminar que suspendeu a lei que altera os limites".

Antônio de Mano (PPL) – Reivindicou o retorno de uma ambulância, doada por uma deputada, para o distrito de Ponta da Serra.

Grande Expediente

No Grande Expediente o vereador Amadeu de Freitas (PT) defendeu a realização de concurso público no município do Crato. Para Amadeu de Freitas, somente o concurso público proporciona serviço público de qualidade. 

O parlamentar destacou a necessidade de realização de concurso público para que a PreviCrato – a previdência de regime próprio dos servidores efetivos do Crato – receba novas contribuições. 

A Câmara Municipal do Crato volta a se reunir nesta terça-feira, 7, em sessão solene que vai homenagear mulheres que atuam no combate à violência doméstica e de gênero, na promoção das mulheres e na defesa dos direitos humanos em Crato.         (Assessoria de Comunicação)                   Política

Post a Comment