Com o objetivo de preservar a Folia de Reis e fortalecer o tombamento desta manifestação popular pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN, será realizado entre os dias 24 a 26 de março, neste município, a terceira edição do festival de cultura Canto de Reis.
A programação inicia amanhã, às 15 horas, com um cortejo de abertura que percorrerá o trajeto da Praça da Prefeitura à Praça do Memorial, onde as atividades vão ocorrer. Terreiradas, apresentações musicais e teatrais estarão disponíveis gratuitamente para toda a comunidade caririense até o período da noite.
“O Canto de Reis é um projeto que visa não só a fruição, mas também formação dos grupos de Reisado”, pontua a a idealizadora do evento, Elizabeth Fernandes. Neste ano, os grupos de reisado do Mestre Aldenir e do Mestre Zezinho foram contemplados com oficinas artísticas de dança, teatro, música, além de técnicas de produção cultural. Esse processo pretende estimular uma ressignificação da tradição na atualidade.
Conforme Elizabeth, a grande meta do projeto é trabalhar os grupos de Reisado para que eles possam se manter de forma sustentável, sem necessariamente depender de uma programação cultural, cronograma ou calendário anual da cidade. “O Canto de Reis é mais um espaço que eles podem estar aproveitando para otimizar suas atividades”, completa a produtora cultural.
O encerramento do festival acontecerá no Crato, na Escola de Reisado Mestre Aldenir. Haverá mesa debate sobre os “Caminhos e Saberes da Tradição”, com representantes do IPHAN, Secretaria de Cultura do Estado do Ceará, Secretaria de Cultura do Crato e ONG Beatos. Além de apresentações de reisado destacando a cultura do Cariri em vermelho, azul e amarelo, ao som da zabumba.
Serviço
Canto de Reis – 3ª Edição
Data: 24, 25 e 26 de Março
Local: Praça do Memorial e Escola de Reisado Mestre Aldenir
Mais informações: Betha Produções (88)3155-5949                  (Blog Diário Cariri)

Post a Comment