A região do Cariri sediará uma série de feiras literárias já a partir desse ano de 2017. A iniciativa do Ministério da Cultura (MINC), em parceria com Secretaria de Cultura (SECULT) do Ceará, visa descentralizar a realização dos festivais literários que, no Brasil, em sua grande maioria, acontece somente nas capitais do Estados.
A SECULT Ceará e Biblioteca Pública Municipal de Juazeiro do Norte deverão identificar quantos municípios, dos 29 que integram a região do Cariri, poderão participar do evento. Para isso, serão analisadas a infraestrutura de cada cidade para receber turistas e oferecer locais adequados para a instalação da feira.
Segundo Rosana Marinho, Coordenadora da Biblioteca Pública Municipal, Juazeiro do Norte deverá ter um papel fundamental na realização deste Festival Literário por ser a Biblioteca Pólo para a região do Cariri. “Desde já temos dialogado com o Ministério da Cultura e pessoas que atuam na área de literatura da região. Queremos também montar uma comissão de trabalho para a realização da feira”, explica Rosana Marinho.
A Coordenadora comenta ainda que, como Biblioteca Pólo, a de Juazeiro de Norte tem a missão de orientar ações de políticas para a leitura, trazer cursos do Ministério da Cultura e outras entidades para formar os bibliotecários e auxiliares de leitura nas bibliotecas de cada município. “Queremos que esse festival tenha um diferencial, devido a importância da cultura popular de nossa região. Daremos destaque para Literatura de Cordel e para os escritores de nossa região”, ressalta Rosana Marinho.
Até o momento, ainda não foram definidas datas para a realização do Festival. No entanto, MINC, SECULT Ceará e a coordenação da Biblioteca Municipal estudam a possibilidade de encaixarem as feiras nos calendários cívicos e religiosos dos municípios.                              (Blog Diário Cariri)

Post a Comment