Header Ads

Chove em todas as regiões do Estado neste domingo; Cariri registra os maiores volumes

Em Juazeiro do Norte choveu 9mm.
O domingo amanheceu nublado. FOTO: André Costa
Juazeiro do Norte. Choveu em todas as regiões do Estado nas últimas 24 horas, de acordo com dados da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Os maiores volumes pluviométricos foram registrados no Cariri, com destaque para as cidades de Milagres, com 95.2 milímetros e Missão Velha, com 64.4mm. Ao todo, choveu em pelo menos 62 municípios cearenses.

Em Juazeiro do Norte chovem 9 mm e em Crato foram registrados 6.2 mm.
Na região da Ibiapaba, o município de Ararendá liderou com 17 mm. Na Jaguaribana, a cidade de Itaiçaba obteve o maior índice com 9.8 milímetros. Já na região litorânea, Maranguape teve o maior registro com chuvas de 30 mm. No Maciço do Baturité, Redenção, com 14.2 mm, foi o destaque e no Centro-Sul, Iguatu liderou com 45 milímetros.
De acordo com especialistas da Funceme, as chuvas estão sendo ocasionadas pela presença de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN), um fenômeno de baixa pressão atmosférica que é o principal indutor das chuvas na quadra invernosa do Estado. A previsão do órgão para amanhã é de nebulosidade variável com possibilidade de chuvas isoladas em todo o estado do Ceará.
Reservatórios
De sábado para domingo, foi registrado aporte de água em 63 açudes. Nestes reservatórios houve um aumento de 4.883.837 m³ no volume armazenado. Considerando a estimativa do volume evaporado e o volume liberado neste período, houve aporte de 31.673.916 m³.
Ainda conforme a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), os açudes do Caldeirões, em Saboeiro, e Maranguapinho, em Maranguape, são os únicos que estão sangrando. Outros 132 reservatórios estão com volume inferior a 30% da capacidade de armazenamento total.

10 maiores volumes de ontem para hoje:
Milagres (Posto: Serra Brava) : 95.2 mm
Missão Velha (Posto: Jamacaru) : 64.4 mm
Cedro (Posto: Varzea Da Conceicao) : 60.0 mm
Milagres (Posto: Comunidade Valdivino) : 55.3 mm
Iguatu (Posto: Iguatu) : 45.0 mm
Ipaumirim (Posto: Ipaumirim) : 44.0 mm
Abaiara (Posto: Abaiara) : 43.0 mm
Cariús (Posto: Sao Sebastiao) : 38.0 mm
Baixio (Posto: Baixio) : 37.0 mm

Cariús (Posto: Carius) : 35.0 mm                 (Blog Diário Cariri)

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.