Choveu entre as 7h de domingo e 7h de ontem em todas as regiões do Estado. Os destaques foram o Sertão Central e o Litoral Norte. A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) verificou pluviosidade em 109 dos 184 municípios do Estado. Os cinco maiores índices foram observados em Granja (132 mm), Quixadá (79 mm), Ipaumirim (55.6), Quixelô (55 mm) e Hidrolândia (52 mm).

Para a manhã de hoje, a previsão é de nebulosidade variável, com chuvas na faixa litorânea. No decorrer do dia, há possibilidade de chuvas isoladas em todas as regiões. No sul do Estado, as pancadas devem ser mais intensas, porque imagens do satélite mostram nuvens mais significativas nesta porção do Estado. Essa nebulosidade está associada a um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN).

Segundo o meteorologista Raul Fritz, a incidência de chuva dos últimos três dias perdeu a intensidade devido ao afastamento da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT). O fenômeno, conforme explica, é o principal indutor de chuvas para o trimestre fevereiro, março e abril. As chuvas têm apresentado grande variação dentro de um mesmo município.

O total acumulado nos 153 reservatórios é 6.7%. De domingo para segunda, a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) observou aporte em 79, com destaque para Acaraú Mirim, em Massapê; Araras, em Varjota; e Castanhão, em Alto Santo. Os aportes permitiram que Fogareiro, Gerardo Atimbone, Junco, Santo Antônio de Aracatiaçu, São Domingos II e Tejuçuoca deixassem o volume morto e que Jerimum, Penedo, Santa Maria de Aracatiaçu, São José I, Sousa e Tijuquinha deixassem de estar secos. Dois estão com 100% (Caldeirões e Maranguapinho) e 131, abaixo dos 30%, dentre os quais 49, no volume morto e 29, secos.                        (Diário do Nordeste)                 Ceará   Principal

Post a Comment