A Coordenação de Atenção Especializada iniciou hoje, dia 14, a realização de cirurgias gerais eletivas que estavam na fila de espera. Os procedimentos serão realizados no Hospital Maternidade São Lucas, e o objetivo é atingir o resultado de cerca de 80 cirurgias por mês, reduzindo, ao máximo, ou até zerando essa fila.
Inicialmente, são três médicos realizando atendimento pré-cirúrgico, avaliando os pacientes e exames, e operando. Quando o paciente está com toda a documentação e relação de exames regularizada, já sai do atendimento com a data da cirurgia marcada.
De acordo com o coordenador do setor, Lucimilton Macedo, segundo os próprios pacientes, a maioria deles já estava na fila de espera há pelo menos um ano. Neste momento inicial, estão sendo priorizados aqueles que já estão com a documentação regularizada. Quem não se encontra nesta situação, está sendo chamado através do setor responsável para atualização dos exames e documentos. Para isso, foi feita uma espécie de triagem, identificando os pacientes com demanda reprimida.
Através da realização dessas cirurgias, a Secretaria de Saúde espera acabar com a demanda reprimida de cirurgias eletivas até o mês de dezembro. Os procedimentos que não são necessariamente realizados por médicos especialistas, como retirada de hérnias, vesículas, tumores superficiais, entre outros, são os que serão realizados a partir desta terça-feira.              Cariri Principal

Post a Comment