Juazeiro do Norte sediará dois grandes eventos durante o mês de março, voltados para a comemoração de aniversário do Padre Cícero Romão Batista e estudos acadêmicos em torno da figura do sacerdote, com grande participação do público. Com a finalidade de discutir o processo de atuação da administração municipal, foi realizado na última terça-feira, reunião sobre a Semana Padre Cícero e o V Simpósio Internacional do Padre Cícero, que acontecem simultaneamente.

A reunião foi o início de um alinhamento para fomentar a parceria da Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte, através das Secretarias de Turismo e Romaria (SETUR), Desenvolvimento Social e Trabalho (SEDEST), Educação (SEDUC), Desenvolvimento Econômico (SEDEC), e Esporte, Juventude e Cultura (SEJUC), com a Universidade Regional do Cariri (URCA).

Além dos secretários dessas pastas, estiveram presentes os membros da comissão organizadora do Simpósio, a presidente da Fundação Memorial Padre Cícero, Cristina Holanda, e os técnicos de Cultura do Serviço Social do Comércio (SESC). Durante os dias 20 a 24 de março, entre a programação prevista, como palestras, mesas redondas, rodas de conversas, grupos de trabalho e lançamentos de livros, o SESC preparou programação cultural, com apresentações de artistas populares da região e de outros estados, como grupos de reisados, bandas cabaçais, quadrilhas, além de espetáculos musicais, de danças, de literatura e exposições de vídeo documentários e esculturas.

Todas as apresentações estarão dentro dos eixos temáticos tanto da Semana Padre Cícero, que contará com o V Simpósio Internacional do Padre Cícero dentro de sua programação, com o tema ‘Reconciliação... E agora? ’. Serão narrativas sobre a vida do Padre Cícero no contexto político e religioso. “Esses eventos se revestem de uma importância, devido a sua temática. Pretendemos trazer discussões que façam diferença na sociedade”, afirmou a coordenadora geral do Simpósio, Professora Fátima Pinho.

Nesse sentido, será debatido com a Assembleia Legislativa a criação de uma frente parlamentar pela beatificação do Padre Cícero. A partir disso, será realizado um abaixo-assinado, a ser iniciado no V Simpósio, e que permanecerá depois de seu término.

Este ano, além missas, renovações das famílias juazeirenses ao Sagrado Coração de Jesus, procissões e a tradicional Corrida Padre Cícero, as festividades também são em comemoração aos 173 anos do nascimento do Patriarca de Juazeiro do Norte. “Para marcar o momento, serão dispostas 173 mesas, com quatro cadeiras cada para a festa das famílias, na praça da Capela de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Cada uma traz um bolo para cantar os parabéns da figura central do evento, o Padre Cícero”, afirmou a coordenadora de romarias da SETUR e da Semana Padre Cícero, Leda Barros.           Cariri

Post a Comment