Política. Depois de o presidente Michel Temer ir ao Nordeste brasileiro, para inaugurar o trecho leste da transposição do Rio São Francisco, na última sexta-feira (10), agora é a vez de Lula e Dilma Rousseff subirem ao palanque na região.
Eles escolheram o Dia de São José, celebrado no próximo domingo, para desembarcar no município de Monteiro, na Paraíba. A data é cheia de significados para os nordestinos. Eles acreditam que a chuva, no dia 19 de março, é sinal de que o inverno será bondoso no sertão e semiárido brasileiros.
A decisão de fazer a “reinauguração” da obra se deu após o presidente Temer afirmar que ninguém poderia requerer o papel de “pai” da transposição. “Eu não quero a paternidade desta obra. Ninguém pode tê-la. A paternidade é do povo brasileiro e do povo nordestino. Vocês é que pagaram impostos ao longo do tempo, vocês é que permitiram que pudéssemos fazer grandes investimentos nessa obra, que cada vez mais está sendo festejada”, afirmou, quando da inauguração.
De acordo com informações do site Congresso em Foco, completam a comitiva de Lula e Dilma o ex-governador do Ceará Ciro Gomes (PDT), que também é apontado como pré-candidato à Presidência em 2018, e o governador da Paraíba, Ricardo Coutinho (PSB). Este, na última sexta, não se intimidou com a presença de Temer e, durante o seu discurso, agradeceu ao governo do PT.
“Não poderia deixar de me reportar ao governo que vossa excelência (Michel Temer) fez parte, o governo da presidenta Dilma Rousseff. A presidenta foi responsável pelo pagamento de 70% dessa obra. […] É preciso relembrar as coisas a quem deixar de lembrar do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, presidente que iniciou essa obra”, disse em seu discurso.
De acordo com informações da assessoria do Planalto, o trecho inaugurado tem 217 quilômetros de tubulações e seis estações de bombeamento e também beneficia o estado de Pernambuco. As obras do Eixo Leste prometem levar água a 168 municípios dos dois estados, beneficiando 4,5 milhões de pessoas. Após a conclusão do Eixo Norte, que já tem 94,5% das obras concluídas, 12 milhões de nordestinos deverão ser alcançados pela transposição do São Francisco.          (Notícias ao Minuto)

Post a Comment