Chuva em março é maior do que em janeiro e
fevereiro no Cariri. FOTO: Roberto Bulhões
Março foi o mês que mais choveu nas principais cidades do Cariri. é o que indica o relatório feito pelo Miséria tomando como base os registros de precipitações na região divulgados diariamente pela Fundação Cearense de meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). 

O município de Barro, há 90 km de Juazeiro Norte, registrou maior aumento de chuva. Em janeiro, as precipitações fecharam em 178 mm, até 27 de março, no entanto, o volume já era de 573 mm de água, diferença de 221%.

Em Juazeiro do Norte as chuvas também se intensificaram ao longo do primeiro trimestre. No primeiro mês do ano, o volume registrado havia sido de 180 mm, passando para 241 mm até esta segunda-feira, 27 de março. O aumento foi de 33%.

A principal cidade da região do Cariri enfrentou sérios problemas de infraestrutura urbana por conta da precipitação. O alto volume de chuvas fez com que o prefeito Arnon Bezerra decretasse Estado de Emergência no município por um período de 90 dias, ainda em curso. 

Crato registrou menor índice no aumento das chuvas. No início do ano choveu 213 mm, em março esse número passou para 249, 16% a mais. Já em Barbalha, o crescimento foi de 31%, sendo 187 mm em janeiro e 245 mm no final do trimestre.

Houve ampliação de volume também em Missão Velha, de 223 mm para 253 mm. Em Brejo Santo, choveu 149 mm em janeiro e 289.8 em março. Milagres, no início do ano, recebeu 144 mm de chuva e, até esta segunda-feira (27), havia registrado 229 mm de precipitação.                   (Site Miséria)

Post a Comment