Header Ads

Missa com milhares de fiéis abre comemoração aos 173 anos do Padre Cícero

Missa com milhares de fiéis abre comemoração aos 173
anos do Padre Cícero. FOTO: André Costa
Juazeiro do Norte. A semana alusiva às comemorações dos 173 anos de aniversário do Padre Cícero irá mobilizar, entre hoje, dia 20 e domingo, 26 de março, mais de 50 mil pessoas, numa vasta programação. Hoje de manhã, a tradicional missa do dia 20, realizada na Capela do Socorro, marcou o início das comemorações, que terá abertura oficial no Memorial Padre Cícero, às 19 horas.

Simpósio
Esse ano a semana em comemoração aos 173 do patriarca terá uma nova configuração, ao incorporar o V Simpósio Internacional sobre o Padre Cícero, realizado pela Universidade Regional do Cariri (URCA), com mais de 600 participantes inscritos. Os maiores nomes nacionais e internacionais relacionados aos estudos do Padre Cícero e à religiosidade estarão presentes durante a semana, contando com pesquisadores e escritores como Candace Slater, dos Estados Unidos; Luitigarde Barros, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), além do escritor Leonardo Boff, que fará a conferência de encerramento, “Padre Cícero à luz do Papa Francisco”, no dia 24.

O presidente de honra do Evento Será Dom Fernando Panico, que proferirá a palestra de abertura, sobre “Questionamentos e Perspectivas Pastorais sobre o “E Agora”, da Reconciliação do Padre Cícero. O credenciamento dos participantes começa a partir das 8h30, no Memorial Padre Cícero, ainda com vagas para inscrições. Às 14h30, acontece programação cultural, com a apresentação do Espetáculo ‘Padim de Nós Todos’, com Nação Nacult, e a apresentação da Banda Cabaçal Santa Edwirgens.

Uma programação científica, cultural, esportiva e religiosa, durante toda a semana, foi preparada para esse momento, envolvendo grandes apresentações de artistas da região e grupos de tradição popular. O simpósio contará com a realização de conferências, palestras, mesas redondas, além de apresentação de mais de 150 trabalhos acadêmicos inscritos, se configurando num recorde para todas as edições já realizadas, além de lançamentos de livros. A maioria das apresentações culturais acontece no largo do Socorro, com coordenação e parceria da Secretaria de Turismo e Romaria de Juazeiro do Norte, Coordenação de Cultura e SESC.

Na quinta-feira, 23, às 20 horas, acontece a tradicional seresta da Padre Cícero, com a participação dos seresteiros da cidade, seguido pelo 3º concurso de bolo do Padre Cícero, show e canto de parabéns, além da 29ª edição da distribuição do Caldo da Nair. A organização deste ano decidiu inovar com a distribuição de 2 mil copos como lembrança, numa parceria da Prefeitura Municipal, por meio da Setur, com a coordenação do evento, na distribuição de caldo para cerca de 4 mil pessoas.

Aniversário do ‘Patriarca do Nordeste’
O dia 24, data da festa de aniversário do Padre Cícero, começa com a grande celebração religiosa no largo do Socorro, às 6 horas. Às 15 horas ocorre o enceramento do Simpósio, com palestra do escritor Leonardo Boff, e a Procissão das Flores, com saída do CSU até o Largo do Socorro. O cortejo encerra com a entrega de certificação às Tiradeiras de Renovação e apresentação dos grupos de tradição.                       (Blog Diário Cariri)

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.