O costureiro ocupa importante espaço na cadeia produtiva da moda. Para atender às demandas profissionais do setor, o Senac Unidade Crato está com inscrições abertas para o curso de qualificação para Costureiro (212h), que teve início ontem, 13. Ministrado pela instrutora Ariane Morais, o curso capacita para a produção de peças de vestuário, apresenta conhecimentos para adaptação de modelagens prontas, ensina a riscar, cortar, costurar e fazer acabamentos.
Para participar do curso é preciso ter idade mínima de 16 anos e Ensino Fundamental Incompleto.
De acordo com o Gerente do Senac Unidade Crato, Cristiano Saraiva, “esse curso reafirma a importância da profissão, uma das mais antigas, que quase cai no esquecimento por conta da produção industrial de roupas, mas que hoje ganha força juntamente com a valorização da moda autoral e artesanal”.
“Falar em moda ou na produção de moda do Cariri Cearense, na verdade é falar de uma moda sob medida ou de ateliê, e esse fato se justifica já que não possuímos em nossa região uma concentração significativa de fábricas ou de confecções de roupas. O Cariri, na verdade, vem se destacando muito na produção de calçados, bolsas e acessórios, com números e volumes de produção bastante significativo”, destaca a instrutora.
A área de atuação do costureiro no mercado de trabalho é bem ampla e versátil. Nos ateliês de moda, o costureiro produz peças sob medida para os clientes. Nas grandes confecções, exerce o ofício no processo de fabricação das roupas. Em algumas lojas, realiza ajustes em peças. Nas indústrias e fábricas, são valorizados os profissionais de costura que sabem trabalhar com máquinas industriais e têm agilidade em técnicas específicas. Pode, ainda, empreender e exercer o ofício sem sair de casa, atendendo à domicílio.
Mais informações
Senac Unidade Crato – Curso de Costureiro
Data: 13/03 a 05/06/2017
Horário: 18h às 22h
Local: Praça da Sé, 596, Centro – Crato
Informações e inscrições: (85) 3586.8750/ https://cursos.ce.senac.br/            (Blog Diário Cariri)

Post a Comment