Temperatura despencou após forte chuva.
FOTO: André Costa
Juazeiro do Norte. A chuva que caiu com intensidade no final da madrugada e início da manhã desta segunda-feira (13) fez com que a temperatura no município despencasse. Por volta das 10h30, alguns termômetros registram 21º Celsius. Neste horário, a média de temperatura das últimas semanas, segundo o site ClimaTempo, girou em torno dos 29ºC, com sensação térmica que ultrapassou a casa dos 30ºC.
A última vez que a temperatura tinha caído a este ponto foi em janeiro último. Naquele mês, em duas ocasiões, os termômetros registram 20ºC ao meio-dia. Já segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), a média histórica da cidade nos primeiros meses do ano gira em torno dos 33ºC, com picos que podem chegar a 35ºC, com sensação térmica acima dos 38ºC.
Essas quedas se aproximam das mais baixas temperaturas registradas durante todo o ano passado na região do Cariri. Em agosto de 2016, o órgão registrou em 17.6ºC em Barbalha, com sensação térmica de 15ºC e 18.7ºC em Campos Sales, com sensação abaixo dos 17ºC.
A diferença, no entanto, se dá pela época em que as temperaturas foram registras. Em Campos Sales e Barbalha, aconteceu durante “uma época do ano que é comum haver redução de temperatura devido ao período de inverno no hemisfério sul, região do planeta onde o Ceará está situado, iniciado em junho”, explicou Raul Fritz, meteorologista da Funceme.
A explicação para a redução na temperatura em Juazeiro, portanto, está associação a intensidade dos ventos somadas ao volume pluviométrico verificado durante o final da madrugada e início de toda a manhã.           (Blog Diário Cariri)

Post a Comment