A Prefeitura Municipal do Crato, através da Secretaria de Saúde, comunica à população que a partir de hoje segunda-feira, 17, estará disponível no Centro de Especialidades do Crato (Posto da Grota),  na unidade de Saúde Básica Teodorico Teles, e no PAM (Posto de Assistência Médica) a vacina contra a Influenza tipo A e B.  Mais conhecida como gripe, a doença, que geralmente persiste por uma semana, tem entre seus principais sintomas a presença de dor de cabeça, febre, dor de garganta, coriza e calafrios. A vacinação acontecerá do dia 17 de abril até o dia 26 de maio.

O público alvo são crianças de 06 meses a 5 anos de idade, gestantes, mulheres no período  puerpério (período de 6 a 8 semanas pós-parto), povos indígenas, pessoas com 60 anos ou mais, profissionais da área da saúde, professores de escolas públicas e privadas, portadores de hipertensão, diabetes, doenças respiratórias, doenças cardíacas, portadores de síndrome de down, autismo, adolescentes de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional. É necessária a apresentação de comprovante para o recebimento da dose, por exemplo, portadores de doenças podem apresentar alguma declaração médica.

Para crianças: de 6 meses a 2 anos de idade e de 3 a 8 anos de idade, a vacina é aplicada em duas doses. Com intervalo obrigatório de um mês entre uma e outra. Para crianças a partir de 9 anos e adultos no geral, a aplicação é feita em dose única. A vacina contra gripe do tipo A e B é contraindicada apenas para pacientes que já apresentaram algum tipo de alergia, ou que apresentem algum tipo de alergia a qualquer componente da vacina e pacientes que tenham alergia a ovo de galinha.

Geralmente, as pessoas vacinadas não apresentam reações adversas. É comum que o local que recebeu a dose fique avermelhado e a depender de cada sistema imunológico, é possível que algumas pessoas desenvolvam alguma gripe. O paciente que sentir qualquer reação colateral deve se encaminhar a unidade de saúde mais próxima para acompanhamento médico.              (Assessoria de Comunicação)                       Cariri

Post a Comment