Mais de 100 famílias do Bairro Triângulo são atendidas
pelo Circo Escola Sangine. FOTO: Serena Morais
Fundado em 2007, a Sangine Circo Escola já transformou a vida de centenas de crianças e adolescentes por meio da arte circense. Mas, devido à falta de apoio financeiro, a instituição pode encerrar as atividades ainda este ano. A sede do projeto encontra-se com a estrutura danificada e os materiais utilizados durante as aulas já estão desgastados. Para não ter fechar as portas, o circo escola pede a ajuda da iniciativa pública e da comunidade. 

O coordenador do circo escola, Josivan Lima, conta que a instituição vem passado por dificuldades há meses. “A gente tem mantido o projeto por amor. A nossa sede está com infiltrações em várias paredes. Quando chove, molha parte do material porque o telhado também está danificado. Além disso, os materiais estão desgastados. Trabalhamos na base do improviso para que a instituição não feche as portas, mas tem sido muito difícil. Queríamos proporcionar um pouco mais de conforto às nossas crianças e adolescentes”, afirma Josivan Lima. 

O artista Claudemir da Silva, que aprendeu a arte circense no projeto, lamenta que o projeto passe por tantas dificuldades. “Eu aprendi tudo o que sei aqui. O Sangine é como se fosse a minha segunda casa. Não queria que este circo escola encerrasse as atividades, mas, se continuarmos nessa situação, não demorará muito tempo para que isso aconteça. Nossas crianças não têm um espaço adequado para treinarem. A sede tem apenas uma pequena área coberta e quem precisa treinar com tecido, por exemplo, acaba tendo que ficar exposto ao sol”, diz Claudemir da Silva. 

O coordenador do projeto afirma que tem realizado diversas ações para conseguir verba para a instituição, mas é preciso mais. “Nós temos feito rifas e organizado pequenos eventos para angariar recursos para o circo escola, no entanto não tem sido suficiente. Pedimos que tanto a iniciativa pública como a privada colaborem conosco. O Sangine é de Juazeiro e não podemos permitir que mais este projeto encerre as suas atividades”, finaliza. 

Mais informações: Circo Escola Sangine / Rua Maria Dantas de Medeiros Nº111 – Triângulo / Juazeiro do Norte - CE / (88)98832-1679                       (Jornal do Cariri)

Post a Comment