Assuntos ligados aos temas de iluminação pública e doação de terrenos voltaram a ser discutidos pela Câmara Municipal do Crato durante a sessão desta segunda-feira, 24.

Uma audiência agendada para 8 de maio discutirá a doação de terrenos em Crato. Confira resumo da sessão:

Pequeno Expediente
O vereador Roberto Anastácio (PTN) pediu celeridade na realização de audiência pública que buscará informações sobre doações de terrenos feitas em gestão (ões) anterior (es). “Pelo que estamos vendo, há uma suspeita muito grande de uma fraude financeira porque ainda não foi feito nada e não houve nenhuma fiscalização”, disse o parlamentar.

Bebeto denunciou que terrenos foram dados como penhora para que empresas que os receberam como doação pelo município contraíssem financiamentos junto ao Banco do Nordeste. O parlamentar pede um levantamento sobre os terrenos doados e seus respectivos usos.

Maurício Almeida (PDT) – relembrou temas ligados à iluminação pública. “Não deveria ser preciso um vereador fazer um requerimento para pedir a recolocação de uma lâmpada num poste”, lamentou o parlamentar.

Florisval Coriolano (PRTB) – colaborou com o tema. Segundo ele, a falta de iluminação em pontos da cidade do Crato favorece a criminalidade. “As pessoas hoje estão com receio durante o dia, imagine à noite”, comparou.

Jales Velloso (PSB) – Pediu esclarecimentos sobre como são destinados os valores para a iluminação pública municipal.

Thiago Esmeraldo (PP) – Fez requerimento para a troca de lâmpadas danificadas em postes da avenida José Horácio Pequeno pedindo mais rapidez no serviço.

De acordo com Pedro Alagoano (PSD) a burocracia para que o serviço seja efetivado depois de pedido dos vereadores tem sido enorme.

Fernando Brasil (PP) – Solicitou a convocação do responsável pelo setor para prestar esclarecimentos em sessão. Ele ainda mostrou-se favorável à privatização da iluminação pública municipal.

Amadeu de Freitas (PT) – reiterou que o setor responsável planeja divulgar número de telefone para facilitar o contato da população com o serviço de iluminação pública municipal. Neste sentido, Adil Sampaio (PSC) sugeriu que a divulgação desse número seja feita com o número impresso no boleto da conta de energia.
O vereador Amadeu de Freitas ainda citou o recebimento de indicações pelos vereadores para futuros agraciados com a Medalha Elói Teles.

Vicência Leandro (PMN) – destacou visita que fez junto ao prefeito Zé Ailton Brasil ao Conjunto Filemon Limaverde. A vereadora demonstrou-se preocupada em relação ao andamento das obras e disse não acreditar que será entregue no prazo previsto para o próximo dia 30 de abril.
Florisval Coriolano (PRTB) – declarou ter recebido informação de que será feita dedetização no Mercado Walter Peixoto, em Crato.

Grande Expediente
Na Tribuna da Câmara, no Grande Expediente, Pedro Lobo (PT) ressaltou a união entre os vereadores do Cariri que possibilitará a discussão de temas ligados à região. Ao citar modelo de união entre Câmaras Legislativas no Rio Grande do Sul, ele sugeriu a criação do Parlamento Cariri.

O vereador ainda solicitou três moções de congratulação: ao bispo Edimilson Neves, que por anos foi cura da Sé Catedral em Crato e, ordenado bispo no sábado (22), vai administrar a Diocese de Tianguá em maio. Da mesma forma, para a Diocese de Crato e moção semelhante para a nova direção do Crato Esporte Clube, eleita no sábado.

A Câmara retoma suas atividades em Sessão Plenária nesta terça-feira, 25. O Legislativo receberá a secretária de Ação Social de Crato, Águeda Duarte, como continuidade à visita de secretários (as) municipais à Câmara.

Ela apresentará dados sobre a pasta da Ação Social, esclarecerá dúvidas e prestará esclarecimentos aos vereadores. A sessão está agendada para começar às 9 horas.                          (Assessoria de Comunicação)                Política

Post a Comment