Mais de mil pessoas realizam cadastro para ingresso social.
FOTO: Elizângela Santos
Os preparativos para a Festa de Santo Antônio, que acontece entre 27 de maio e 13 de junho, em Barbalha, já foram iniciados. Na última semana, o Município realizou o cadastramento de mais de mil barbalhenses que não pagarão por ingressos nos shows programados para ocorrerem no Parque da Cidade. Através da biometria, a pretensão é dar oportunidade aos munícipes, de participarem gratuitamente da festa popular, que atrai milhares de pessoas durante sua realização. 

Como explicou Cícero Santos, Secretário de Governo de Barbalha, o cadastramento biométrico faz parte de uma política pública intitulada Ingresso Social. O projeto fez parte do plano de propostas de campanha do atual prefeito, Argemiro Sampaio. Ele anunciou o início de suas ações durante apresentação dos resultados referentes aos 100 primeiros dias de gestão, que aconteceu ainda na primeira quinzena de março. Desde então, populares e representantes do poder público dividiram a opinião quanto sua relevância e como é desempenhado. 

Por um lado, muitos questionam a medida, que, como acreditam, compromete a segurança da festa, seu lucro e ainda o pagamento dos artistas. Por outro, moradores como Antonio Lima acreditam que a ideia é excelente, já que oferece oportunidade aos barbalhenses que não tenham condições financeiras de se divertirem no festejo. “Esta política foi elaborada através de um estudo social e demográfico sobre a população. Daí chegou-se ao entendimento de que a forma mais eficiente de garantir os ingressos, tanto na festa de Santo Antônio como nas outras festas promovidas pela prefeitura no Parque da Cidade, seria o cadastramento biométrico. Até mesmo para evitar fraude”, afirmou Cícero. 

Segundo o Secretário, os planos estão sendo efetivados em parceria com o terceiro setor. Ele destacou que, nesta primeira etapa do cadastramento biométrico, diferentemente do que foi especulado, não há limites de pessoas que poderão realizar o cadastro, que deve durar até o dia 25 de maio. Dois dias depois, haverá o início da Festa de Santo Antônio, com a tradicional Noite das Solteironas. O carregamento do Pau da Bandeira acontece em 28 de maio, que será seguido pela trezena do Santo, paralela às festas na Praça da Estação e no Parque da Cidade. O encerramento ocorre em 13 de junho. 

O cadastramento é realizado diariamente no Parque da Cidade. Para tanto, é preciso apresentar título eleitoral e documentação exigida, como a xerox do CPF e da identidade. Menores de 16 anos precisam da autorização dos pais ou responsáveis. O cadastramento pode servir, ainda, para projetos futuros da Prefeitura, que ocorram através de outras secretarias.              (Jornal do Cariri)                              Principal

Post a Comment