A segunda reunião do Fórum de Cultura do Cariri foi realizada na unidade do SESC, em Crato, e contou com a presença de cerca de vinte secretários de cultura, gestores e produtores culturais da Região. O encontro foi realizado na terça-feira, 11, e contou também com a presença de representantes da Pró-reitoria de Cultura da Universidade Federal do Cariri (UFCA) e do SESC (unidade Crato).
Entre as pautas debatidas, estava a articulação entre as secretarias de Cultura da Região para que seja possibilitada a criação de uma rede cultural colaborativa que possa planejar, discutir e executar as ações a partir de uma perspectiva que contemple todos os participantes, o que dinamizará a execução de políticas públicas culturais para a região.
O Coordenador de Arte e Cultura do Município de Juazeiro do Norte, Alemberg Quindins, que também esteve presente no encontro, considera a reativação do Fórum de Cultura como uma atitude muito importante para que a Cultura comece a ser fortalecida dentro de um projeto em nível de Região Metropolitana. “Nós precisamos estar mais unidos para fortalecer a Região Metropolitana do Cariri.  É importante que as Secretarias estejam integradas através dos diversos equipamentos culturais que elas dispõem como museus, teatros, pontos de memória, bibliotecas, por exemplo, e a partir deles, realizar intercâmbios”, explica o Coordenador.
Nessa perspectiva, a Biblioteca Pública de Juazeiro do Norte terá um papel fundamental, pois é a Biblioteca Polo para a Região do Cariri. Ela tem, entre outras atribuições, a missão de orientar ações de políticas para a leitura, trazer cursos do Ministério da Cultura e outras entidades para formar os bibliotecários e auxiliares de leitura nas bibliotecas de cada município Caririense.
Para alavancar ainda mais essas ações de forma conjunta, os participantes do Fórum definiram que sejam realizados, através da articulação do Escritório Regional da SECULT Ceará, Seminários Regionais que tratem sobre as ações das Secretarias de Cultura dos municípios caririenses, com a presença de todo os secretários participantes do fórum, além de representantes de entidades que fomentam a cultura na Região como o SESC, Centro Cultural Banco do Nordeste, a Fundação Casa Grande, UFCA e URCA.
O Fórum de Cultura Caririense funcionará em parceria com o Escritório Regional de Cultura do Cariri da SECULT Ceará, que ficará responsável pelas conexões entre as cidades. Além dos Seminários, o fórum planeja ainda a realização de cursos de capacitação na área e atividades culturais que fortaleçam a identidade regional, como o mapeamento dos equipamentos e artistas de cada município integrante.                       (Assessoria de Comunicação)

Post a Comment