Teve início a construção do Centro de Iniciação ao Esporte (CIE), um ginásio reversível com pista de atletismo, pertencente ao Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), modelo 3 e que está sendo implantado no Parque das Timbaúbas. No Brasil, apenas 40 municípios foram beneficiados com um CIE.
O projeto será implantado em um terreno de 7.500 m2 e vai contemplar pista de atletismo de 100 metros, outra para salto em distância, local para arremesso de peso e um ginásio de 1.785m2. A obra pertence ao Ministério do Esporte, com recurso do Orçamento Geral da União (OGU), avaliada em mais de R$ 3,8 mi e será executada pela Construtora Justo Junior LTDA.
De acordo com a Secretária Executiva da SEINFRA, Zoia Aires de Moura, o Centro terá múltiplas formas de utilização, abrangendo áreas de algumas secretarias, além da Secretaria de Esporte, Juventude e Cultura (SEJUC).
“O CIE poderá ser usado pela Educação, com escolas que não dispõem de infraestrutura para a prática de esporte, como também para programas desenvolvidos para a terceira idade. Existem muitos atletas que não têm oportunidades, mas com o Centro de Iniciação ao Esporte eles irão desenvolver o que mais gostam e poderão se tornar conhecidos nacionalmente e internacionalmente”, destaca.
O terreno está sendo preparado para o início da obra, com área delimitada, e rigorosa fiscalização da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Serviços Públicos (SEMASP), além do setor de monitoramento da Autarquia Municipal de Meio Ambiente de Juazeiro do Norte (AMAJU). A segunda etapa, que consiste na edificação do projeto, está prevista para ser iniciada até o mês de junho de 2017.
O intuito do equipamento é expandir a oferta de infraestrutura de equipamento público esportivo qualificado, estimulando a iniciação esportiva em territórios de vulnerabilidade social das grandes cidades brasileiras. O projeto do CIE para Juazeiro do Norte foi contemplado em 2013, sendo aprovado pelo Ministério do Esporte em dezembro de 2016.                          (Blog Diário Cariri)

Post a Comment