Um workshop foi promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação – SEDECI, para debater o tema: Juazeiro sustentável. Na ocasião, estiveram presentes, além dos representantes da SEDECI, o Secretário de Segurança Pública, Hamilton Macêdo; Secretário de Turismo e Romaria, Júnior Feitosa; Superintendente da Autarquia de Meio Ambiente, Sidney Kal-rais, e representantes da investidora social In3citi.
O objetivo do evento foi mostrar todas as potencialidades do Município que podem servir de suporte para transformar Juazeiro do Norte em uma cidade sustentável. Cada secretaria foi apresentada, a partir das ações que tem realizado, das suas perspectivas e também dos seus desafios. As discussões estiveram em torno de assuntos como a inovação (através da tecnologia, incentivo ao mercado, etc), mobilidade urbana, tratamento dos resíduos sólidos e turismo.
O Secretário de Turismo e Romaria, Júnior Feitosa, enfatizou o quanto o Cariri é um lugar privilegiado, além de estar estrategicamente localizado no Sul do Ceará e se encontrar a aproximadamente 600 a 700 quilômetros em relação às principais capitais nordestinas, além de conservar atrativos naturais, culturais e religiosos de imensa beleza.
Em sua apresentação, destacou a importância de situar o Cariri cearense nessa nova diversidade do turismo, que está se interiorizando e hoje vai além do litoral, sol e mar. “A nossa intenção é colocar não só Juazeiro, mas todo o Cariri no roteiro de Turismo do Ceará”, afirmou. O Secretário Júnior também apresentou projetos que pretende implementar para alavancar o turismo religioso, a exemplo da parceria com o Governo do Estado do Ceará, na construção do Teleférico do Horto.
Em relação a Secretaria de Segurança Pública, o Secretário Hamilton apresentou um diagnóstico do fluxo no trânsito das principais ruas comerciais da cidade. Mostrou como o número de veículos na rua é crescente e a necessidade de ter estratégias para evitar grandes congestionamentos. A Amaju, através do Superintendente Sidney, mostrou o que tem feito para tentar solucionar o problema com os resíduos sólidos e os principais desafios nesse setor.
O Secretário Michel Araújo, da Sedeci, destacou os principais projetos que estão sendo encaminhados, como os Corredores Digitais, o Centro de Inovação e Empreendedorismo, a Plataforma empreendedora e o de transformar Juazeiro do Norte em uma Cidade Inteligente e Humana.
 A Investidora Social In3city, através do representante Haroldo Rodrigues, mostrou quais os tipos de ações pode desenvolver. Ressaltou que a ideia é melhorar os investimentos na cidade através de projetos, onde o produto final deve melhorar na vida das pessoas. Agora, a empresa irá manifestar através de documentação oficial, o seu interesse pelo Município, e, a partir de então, vários procedimentos serão realizadas a curto prazo.                       (Assessoria de Comunicação)                              Cariri

Post a Comment