As unhas são compostas por queratina dura que possuem como principal função a proteção das extremidades dos dedos das mãos e dos pés, bem como a atuação na manipulação de pequenos objetos. Além dessa função de proteção, o que muitos não sabem é que as unhas também são indicadores de como está a saúde geral de uma pessoa e que algumas alterações ungueais ainda são características de algumas doenças.
Características de unhas saudáveis
Unhas saudáveis têm coloração rosada, são transparentes e com a lúnula (porção mais branca) visível na porção proximal.
Quando as unhas apresentam aspecto quebradiço, frágil, descamativo podem ser sinal de anemia ou carência de vitaminas e minerais como ferro, zinco, vitamina C, vitamina B12 e ácido fólico.
Alertas
Linhas transversais podem ser indicativas de má nutrição, insuficiência renal e podem aparecer até mesmo depois de quimioterapia.
Já linhas longitudinais são comuns em indivíduos idosos e também podem indicar trauma da matriz ungueal e são comuns na artrite reumatoide, doenças vasculares e algumas doenças dermatológicas como líquen plano.
Unhas muito espessas, opacas e com restos córneos subungueais ou descoladas podem ser sinal de micose ou, menos frequentemente, de doenças como a psoríase ou até mesmo indicação de problemas circulatórios e pulmonares.
O formato alterado da unha também pode significar algumas doenças. Por exemplo a unha em formato de colher pode ser um indicativo de anemia, doenças do fígado (como hemocromatose), doenças cardíacas e até hipotireoidismo.
A unha em formato de vidro de relógio acompanhada do baqueteamento dos dedos também está presente em doenças pulmonares, cardíacas, hepáticas e gastro intestinais (como na doença inflamatória intestinal).
Concluindo, através da observação das características das unhas, também é possível avaliar o estado de saúde geral, pois diversos problemas de saúde graves podem alterar seu processo de crescimento e desenvolvimento.                             (Veja Saúde)                                     Brasil

Post a Comment