Header Ads

SBPC divulga programação completa da Reunião Regional no Cariri

A programação completa da Reunião Regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que será realizada em Crato, já está disponível no site: rr.sbpcnet.org.br/cariri/wp-content/uploads/2017/04/programacao-cariri.pdf
As inscrições sem envio de resumo estão abertas e seguem até o dia 29 de abril.
A Reunião Regional (RR) será realizada de 2 a 6 de maio. O evento é uma promoção da SBPC, juntamente com a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará (Secitece) e Universidade Regional do Cariri (Urca), em parceria com outras instituições de pesquisa da região.
Com o tema “Território, Biodiversidade, Cultura, Ciência e Desenvolvimento”, a RR irá contar com 17 conferências que discutirão temas como meio ambiente, políticas científicas, inovação e educação.
Entre as conferências, a RR trará discussões sobre “Por que o Cariri necessita e merece mais dados de satélites?”, “Resíduos sólidos, gestão e planejamento ambiental em regiões metropolitanas”, “Tecnologias geradas pela Embrapa Semiárido”, “2017-2018: Biênio da matemática Brasil”, “A situação da CT&I no Brasil”.
Já nas 11 mesas-redondas, os convidados debaterão temas como “A seca e os desafios na gestão de recursos hídricos nos semiárido nordestino”, “A importância da Biodiversidade da Floresta Nacional do Araripe (Flona) para pesquisa científica”, “Cultura, Memória e Contemporaneidade”, “O papel da pesquisa na formação e na prática dos professores” e “Os impactos da interseção arte e sociedade na formação e transformação de sujeitos-cidadãos-pensantes”, entre outros.
Minicursos
A edição deste ano da RR contará com 34 minicursos sobre temas como “Geoprocessamento aplicado à gestão pública”, “Escrita científica em látex”, “Plantas medicinais do Cariri e centro sul do Ceará”, “Cachaça: Tradição e inovações”, “Reaproveitamento integral de alimentos regionais”, “Horta escolar e ecoalfabetização: ajudando a construir uma escola com responsabilidade socioambiental”, “Geopark Araripe: conhecendo o único Geoparque-Unesco do Brasil”, “Cidadania, direito e acessibilidade”, “Microbiologia aplicada à saúde”, entre outros.
Apenas quem já estiver inscrito na Reunião Regional poderá fazer matrícula nos minicursos, mediante o pagamento de uma taxa de R$ 10,00. Quem quiser participar de um minicurso deve ficar atento, pois as vagas são limitadas e serão preenchidas de acordo com a ordem de matrícula. As normas de inscrição estão disponíveis no site do evento.
As aulas serão ministradas no dia 03 de maio, com carga horária total de 4 horas. É possível fazer a matrícula em somente um minicurso.
Novidades
O Dia da Família na Ciência desta edição da RR será diferente e oferecerá aos participantes – mediante inscrição – um passeio ao Geopark Araripe, onde todos poderão visitar os geossítios, aprendendo mais sobre ciência e educação in loco. Será um passeio monitorado para quem quiser conhecer o primeiro geoparque das Américas e do Hemisfério Sul.
O Geopark Araripe é composto por nove geossítios e é reconhecido pela Global Geoparks Network (GGN) da Unesco. Distribuídos em seis municípios da Região do Cariri: Batateiras (Crato), Pedra Cariri e Ponte de Pedra (Nova Olinda), Parque dos Pterossauros e Pontal de Santa Cruz (Santana do Cariri), Cachoeira de Missão Velha e Floresta Petrificada (Missão Velha), Riacho do Meio (Barbalha), Colina do Horto (Juazeiro do Norte), eles cobrem uma área de quase 4 mil km2. A região preserva fósseis de insetos, plantas, répteis voadores, peixes em três dimensões, tartarugas e crocodilos, que ajudam a reconstituir uma história de mais de 120 milhões de anos.                     (Blog Diário Cariri)

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.