Os servidores públicos poderão deflagrar greve até o dia 10 de maio. Uma reunião entre o Sindicato representante da classe e o Secretário de Gestão do município, Evaldo Soares, acontece amanhã (25) à tarde e irá definir sobre o reajuste pleiteado pela categoria. 

O Presidente do SISEMJUN, Marcelos Alves, diz que "a prefeitura está ciente da possibilidade dos servidores entrarem em greve, e que a decisão será tomada durante assembleia marcada para o início de maio". A reivindicação da categoria é um reajuste salarial de 13,36% em todos os setores do funcionalismo. Caso um acordo não seja firmado, uma greve geral poderá ser deflagrada pelos servidores.

Esse valor, de acordo com o sindicato, foi calculado de acordo com a inflação e em compensação à perdas salariais em administrações anteriores.

A contrapartida da gestão municipal é de que, caso conceda o reajuste, estará infringindo a Lei de Responsabilidade Fiscal, que delimita os gastos da administração com o pessoal. A lei determina que os gastos com o funcionalismo não ultrapasse 60%, sendo 54% para o Executivo e 4% para a Câmara. Caso esse valor seja excedido, o município poderá ser enquadrado em uma situação de improbidade administrativa.

Os servidores públicos irão paralisar as atividades na próxima sexta-feira (28) em conformidade com a paralisação nacional contra a reforma da previdência proposta pelo Governo Federal.

Procurado pela reportagem para falar sobre a reunião que acontece na tarde de amanhã, terça-feira, foi informado que o secretário encontrava-se em reunião. Não foi possível contatá-lo até o fechamento desta matéria.               (Site Miséria)                     Cariri

Post a Comment