O Secretário de Turismo e Romaria, Júnior Feitosa, realizou a primeira reunião de integração entre os setores que atuarão na Semana Santa, que acontecerá do dia 9 a 16 de abril. O objetivo do encontro foi traçar o plano de trabalho que será executado para a organização dos dias do evento religioso.
A fim de evitar os excessos, principalmente na quinta e sexta-feira santas, quando os fiéis sobem a Colina do Horto, onde encontra-se erguida a estátua do Padre Cícero, a venda e uso de bebidas alcoólicas desde o início da subida, até o Horto e o Santo Sepulcro, serão proibidos. A intenção é resgatar e ressignificar algumas tradições, sem perder o encantamento, inerente à Juazeiro do Norte.
Como atração cultural, o Grupo Compactur irá se apresentar com o tradicional espetáculo Paixão de Cristo, a partir das 8 horas no estacionamento do Horto, na sexta-feira. No maior dia de visitações, serão dispostas tendas em pontos estratégicos da Colina para a distribuição de água, uma ação em parceria com a gestão administrativa e a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (CAGECE) e a Cristalina.
A Secretaria de Turismo e Romaria (SETUR) realizou, nas últimas semanas, avaliação das estações da Via Sacra na Rua do Horto. A resina utilizada para a confecção das estátuas não pode ser submetida a elevadas temperaturas. Como os fiéis costumavam acender velas no local durante a subida à Colina do Horto, no período da Semana Santa, alguns monumentos ficaram danificados.
O projeto é reconstruir todos os monumentos com material mais resistente. Esse projeto já está em andamento e o Secretário de Turismo e Romaria, Júnior Feitosa, espera que antes do Ciclo de romarias, que tem início em setembro, já estejam restauradas.                                 (Assessoria de Comunicação)          Cariri

Post a Comment