TCM disponibiliza relatórios de acompanhamento
gerencial dos 184 municípios. FOTO: Natinho Rodrigues
O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) está disponibilizando no Portal da Transparência os Relatórios de Acompanhamento Gerencial (Reage) de cada um dos 184 municípios cearenses, referentes ao ano 2016.
Cada documento possui um conjunto de informações que possibilitam a realização de análises estratégicas e gerenciais da execução orçamentária e a situação fiscal do município.
No conteúdo estão acessíveis tópicos sobre arrecadação tributária, receitas e despesas, aplicação de recursos, prestações de contas, procedimentos licitatórios e Lei da Transparência. Os dados são ilustrados por meio de gráficos demonstrativos gerados a partir do Sistema de Informações Municipais (SIM), ferramenta por meio da qual o TCM recebe as prestações de contas das 368 Prefeituras e Câmaras do Estado.
O presidente do TCM, Domingos Filho, destaca que “os relatórios possuem uma linguagem clara e de fácil compreensão, o que possibilita a leitura e entendimento de todos os públicos. As diversas informações são apresentadas de modo a permitir a avaliação da gestão do município por parte do gestor e também do cidadão”, comenta.
Outro intuito do Tribunal na divulgação do Reage, ainda de acordo com Domingos Filho, é auxiliar os gestores na condução da gestão pública: “Já que são disponibilizados a cada quadrimestre, possibilitam análises e estudos estatísticos sobre os resultados da administração, o que permite a realização de ajustes aos primeiros sinais de sua necessidade”, conclui o dirigente.
Para ter acesso aos relatórios, é necessário acessar o Portal da Transparência dos Municípios (www.tcm.ce.gov.br/transparencia), escolher o Município de interesse e selecionar a opção “Relatório de Acompanhamento Gerencial”. As instruções para consultar o Reage foram enviadas por meio do Ofício Circular e e-mail a todos os Prefeitos municipais.                  (Assessoria de Comunicação)
Ceará Principal

Post a Comment