O jornalista Acácio Jacinto explicou os vários projetos
desenvolvidos em rede pelo Canal Futura.
Juazeiro do Norte. A Universidade Federal do Cariri (UFCA) e o Canal Futura, da Fundação Roberto Marinho, firmaram convênio para realização de produções audiovisuais – curtas metragens, animações, programas curtos, documentários com foco na riqueza cultural do Cariri – a serem exibidas em rede nacional. A parceria compartilhará, ainda, conhecimentos sobre tecnologias e metodologias no âmbito da mídia e seus processos. O convênio tem duração de três anos.
O convênio foi debatido ontem, dia 20, em encontro que reuniu gestores da UFCA e o  jornalista Acácio Jacinto, gerente do Núcleo de Relacionamento com Universidades do Canal Futura. A UFCA é a segunda instituição de ensino do Ceará a firmar parceria educacional com o Canal e trabalhará em rede com as demais parceiras do Canal Futura.
A Universidade de Fortaleza (Unifor) já desenvolve trabalho semelhante. No total são 62 universidades parceiras em todo o Brasil, entre públicas e privadas.
Acácio participou ontem do Projeto Diálogos Criativos, da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Cariri, no campus de Juazeiro do Norte. Para uma plateia formada por estudantes dos cursos de Jornalismo e Design, ele explicou os vários projetos desenvolvidos em rede pelo Canal Futura.
Disse que o objetivo é a veiculação em nível nacional da diversidade do País em vários campos e a busca de uma produção de conteúdos nos campos de empreendedorismo, cidadania, sustentabilidade, educação, cultura, língua e linguagem. “Isso se dará através do diálogo permanente, dentro de um espaço aberto às novas ideias diante das muitas mudanças ocorridas nos espaços das mídias e suas convergências”.
Afirmou ainda que as universidades parceiras do Nordeste, como a Universidade Federal do Cariri, têm tido um papel relevante na rede. “Temos parcerias com grandes universidades como a Unicamp, USP, UnB-, mas o Nordeste tem sempre surpreendido”, pontuou.
Em janeiro deste ano, a estudante de Jornalismo da UFCA, Fernanda Simplício, participou do projeto Geração Futura para treinamento durante duas semanas no Canal Futura, no Rio de Janeiro. “Essa parceria dará uma visibilidade para nossas produções em nível nacional e o reconhecimento da região do Cariri”, acrescentou o professor de Jornalismo da UFCA, Paulo Cajazeira.
Os estudantes de Jornalismo em colaboração com professores e estudantes de Agronomia produziram uma reportagem sobre projeto na área de gado leiteiro para o Canal Futura e outra reportagem sobre o jornal “Sertão Transviado”, destinado à visibilidade da comunidade LGBT no Cariri. As matérias serão exibidas ainda neste mês de abril.                       (Blog Diário Cariri)

Post a Comment