Um novo programa completo de pós- graduação stricto senso da Universidade Regional do Cariri (URCA) foi aprovado pelo Conselho Técnico Científico da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (CAPES/MEC): o Mestrado e o Doutorado em Química Biológica. O resultado foi divulgado na noite de segunda-feira (10/04), no site da Capes.

Com esse, a URCA passa a ter 07 mestrados e 09 doutorados. O coordenador da proposta do Programa, professor Henrique Douglas, disse que as propostas das duas pós-graduações receberam nota quatro. “No mestrado é considerado o nível máximo. Já no doutorado, é o nível de iniciação de desenvolvimento de um programa de doutorado. Contudo, em vista dos elogios recebidos pela comissão de avaliação, o programa perfeitamente poderia ser enquadrado no nível 5, se não fosse um programa inicial.”, esclareceu.

O resultado, para a URCA, é de uma grande conquista, pois o mestrado é o único da área de Química Biológica da Região Nordeste e o segundo do Brasil, e o doutorado é o segundo do interior do Nordeste. “A importância para a Região é na qualificação de material humano”, salientou.
De acordo o Coordenador, a seleção para as primeiras turmas ocorrerá ainda este ano. Ele adiantou que já existem duas bolsas financiadas pela Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap) para cada um dos cursos.  O professor revelou ainda que imediatamente após o resultado ser divulgado pela Capes já houve candidatos buscando informações para concorrer às vagas.

O Programa de Mestrado e Doutorado em Química Biológica irá funcionar no campus Pimenta II, no prédio do Mestrado em Bioprospecção Molecular.  Henrique Douglas destacou a colaboração de todos os docentes envolvidos na proposta, especialmente dos professores José Galberto Martins da Costa, coordenador Adjunto do programa, Francisco Assis Bezerra da Cunha (Departamento de Química Biológica), Alexandre Magno Rodrigues Teixeira (Departamento de Física) e Irwin Rose Alencar (Departamento de Química) para essa conquista, assim como todo o apoio demonstrado pelo Pró-Reitor de Pós Graduação e Pesquisa da URCA, professor Allyson Pinheiro.               Principal

Post a Comment