Açude sangrou pela terceira vez neste ano
O açude Tijuquinha, localizado no Maciço de Baturité, voltou a sangrar, nesta terça-feira, 9, de acordo com a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh). Dos 12 reservatórios que sangraram, Tijuquinha é o menor, com capacidade para 880 mil metros cúbicos (m³). Outros 105 açudes monitorados pela Cogerh estão com volume inferior a 30%.

Esta é a terceira vez que o açude sangra em apenas 55 dias. A primeira foi em março, mais especificamente no dia 16. Cinco dias depois, o reservatório ficou totalmente vazio devido operação da Cogerh para melhorar a qualidade da água, conforme assessoria da Companhia. No último dia 13, ele voltou a sangrar.

Dentre os açudes que sangraram, o de maior capacidade é Itaúna (77,5 milhões m³), no município de Granja, a 352,3 km de Fortaleza. Gameleira (Itapipoca), Acaraú Mirim (Massapê) e Cauhipe (Caucaia) também estão entre os destacados pela Cogerh. Os dados foram extraídos às 11 horas desta terça.

A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) registrou nas últimas 24 horas chuvas em 97 municípios, sendo a maior precipitação registrada em Guaramiranga, com 112.2 milímetros.            (O Povo)            Ceará  Principal

Post a Comment