A Campanha Nacional de vacinação contra a Influenza termina na próxima sexta-feira, 26, em todo o país, depois de mais de 30 dias de mobilização para imunizar a população que faz parte do grupo prioritário (idosos, gestantes, puérperas, crianças de seis meses a cinco anos, trabalhadores da saúde e professores da rede pública e privada). Em Juazeiro do Norte, a expectativa é vacinar 65 mil pessoas.

Porém, a população ainda não aderiu completamente à campanha. Mesmo com a realização do Dia D de vacinação, que aconteceu no último dia 13 de maio, no Município juazeirense apenas 55,8% do grupo prioritário compareceu às unidades para garantir a vacina. Faltando menos de uma semana para o término da campanha, o quantitativo de doses distribuídas preocupa a Secretaria de Saúde de Juazeiro do Norte.

A vacina está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde do Município, e também nas salas de vacina do Hospital Maria Amélia e Policlínica Tasso Jereissati. Durante a campanha, a coordenação de imunização também realizou vacinação em alguns pontos estratégicos, como o Centro de Referência do Idoso – CRI, e o Cariri Garden Shopping.

Segundo a Coordenadora de Imunização, Márcia Rejane, é importante que as pessoas não deixem para vacinar de última hora, para evitar grandes filas. Outro ponto importante ressaltado por ela é o fato de que a vacina não estará disponível após o término da campanha. “Ela só é enviada para o Município durante esse período, uma vez por ano”, afirmou.

A vacina contra a Influenza protege contra três subtipos do vírus (H1N1, H3N2 e Influenza B) e segundo o Ministério da Saúde, é considerada uma das medidas mais eficazes na prevenção de complicações e casos graves de gripe, podendo reduzir entre 32% e 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 395 a 75% a mortalidade por complicações da influenza.

Post a Comment