Nova Olinda. O Centro Cultural do Banco do Nordeste Cariri apresenta no dia 20 de maio, às 20h, na Fundação Casa Grande de Nova Olinda, a Banda Cabaçal dos Irmãos Aniceto, um grupo folclórico e musical da cidade do Crato.
Considerada um verdadeiro patrimônio cultural com mais de dois séculos de tradição, que resiste ao tempo e enfrenta as diferenças entre quatro gerações, mas mantém suas particularidades, a Banda Cabaçal dos Irmãos Aniceto é a prova que cultura e singularidade se integram e podem fazer parte da cultura de todo um país.
A banda foi fundada por José Lourenço da Silva, o José Aniceto, ainda no século XIX, quando resolveu passar seus conhecimentos musicais para os filhos e netos. Seu nome origina-se dos tambores que, até hoje, são confeccionados de pele de bode estirada sobre cabaças. Inclusive, são os integrantes da banda que fabricam seus próprios instrumentos com peles de carneiro ou bode esticadas em enormes troncos e os pífanos são feitos de tabocas.
O som do grupo é composto por zabumba, pífanos, caixa e pratos de metal. Suas letras são inspiradas, principalmente, na observação da vida sertaneja e do trabalho diário na roça. Entretanto, a banda faz questão de destacar a tradição do povo do Cariri em sua arte.
Atualmente, a Banda Cabaçal é liderada pelo mestre Raimundo e formada por seis descendentes dos índios Kariri, mas todos também são agricultores do Crato.
Serviço:
Data: 20 de maio de 2017
Horário: 20 horas
Local: Fundação Casa Grande – Avenida Jeremias Pereira, 444 – Nova Olinda/CE.
Entrada Gratuita                         (Blog Diário Cariri)                  Principal

Post a Comment