Da esquerda para a direita: Padre Vileci,
Pe. Paulo Evangelista e Pe. Antônio Luis.
Cerca de três mil trabalhadores participaram da 25° celebração da colheita realizada neste domingo, dia 29, em Santana do Cariri. Trata-se de um evento organizado pelo Sindicado dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTRs) de Nova Olinda, Santana do Cariri, Assaré, Altaneira, Tarrafas e também pela Comissão Pastoral da Terra (CPT) da Diocese de Crato, cujo tema foi: “O bioma caatinga e a defesa da vida”.
A missa foi presidida pelo vigário forânio, padre Paulo Evangelista, e concelebrada pelos padres Vileci e Antônio, de Nova Olinda.  Padre Paulo Lemos, de Santana do Cariri se encontrava impossibilitado. A arrecadação dos alimentos foi destinado para o seminário diocesano de Crato.
Na reflexão, padre Vileci destacou o espírito de sabedoria presente nos camponeses ao firmar uma política de segurança alimentar. “Diferente do agronegócio, o camponês pensa na sua autonomia com sustentabilidade e não no lucro”. Foi destacado ainda o bioma caatinga como lugar bom de se viver. Outra destaque foi a luta contra a reforma da previdência. A celebração contou com a presença da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (FETRAECE) Estadual e Regional e Associação Cristã de Base (ACB). Nesta celebração também foi destaque os 25 anos de caminhada.
(Padre Vileci Vidal – Diocese de Crato)

Post a Comment