Com o objetivo de intensificar a atividade turística da cidade do Crato bem como de toda a região do Cariri, o Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico Sustentável em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará realizou dos dias 29 e 30 de maio capacitação de gestores da região para mobilização e criação de inventário da oferta turística do Cariri. O encontro aconteceu na URCA e reuniu gestores dos municípios de Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha, Assaré, Nova Olinda e Santana do Cariri. Com a criação do inventário, os municípios  passarão a possuir bancos de dados seguros acerca de suas estruturas e potencialidades  para a criação de projetos voltados à área do turismo e desenvolvimento econômico sustentável, o que consequentemente impulsionará a economia da região.   

A responsável pela capacitação foi a professora e diretora do IFCE (campus Guaramiranga), especialista em projetos turísticos, Ione Chaves. O primeiro inventário da oferta turística da cidade do Crato foi produzido há dois anos pela professora Ione e uma equipe de 20 alunos. Como os inventários têm a necessidade de serem renovados a cada dois anos, uma nova pesquisa de campo será realizada nos próximos três meses para a atualização do documento. O supervisor de turismo do município, Allan Bastos, será o responsável pela coordenação na produção do documento.

No primeiro dia de capacitação, os participantes puderam trocar experiências e foram instruídos sobre para que serve um inventário de oferta turística e quais benefícios a produção de um traria para os municípios a curto, longo e médio prazo. No segundo dia, a turma foi dividida em três equipes e cada uma recebeu parte do material de levantamento de dados para colaborativamente desenvolverem e discutirem a melhor maneira de reunir as informações necessárias ao inventário.

Os inventários terão descrições quantitativas e qualitativas e serão utilizados pelo poder público quando houver necessidade de dados precisos para produção e execução de projetos. Os dados também ficarão à disposição da população através do site da Prefeitura Municipal do Crato e posteriormente a comunidade cratense e os turistas da região também contarão com um aplicativo para celulares com roteiros personalizados.             (Assessoria de Comunicação)

Post a Comment