Header Ads

Crajubar intensifica ações em prol do trânsito seguro

Palestras e alerta aos condutores fazem parte
da programação que ocorre durante o mês de maio.
FOTO: Serena Morais-Jornal do Cariri
Dirigir sem utilizar o cinto de segurança, falar ao celular enquanto conduz o veículo e pegar o volante depois de ter ingerido bebida alcoólica. Escolhas como essas podem contribuir significativamente para o crescimento de acidentes e mortes no trânsito. Para que o condutor possa rever alguns desses hábitos, os Departamentos Municipais de Trânsito de Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha se uniram para alertar os condutores para o risco de escolhas erradas. Até o fim de maio, os agentes de trânsito farão palestras em escolas e empresas, distribuirão panfletos e alertarão os condutores para a importância de um trânsito seguro.

Dados do observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV) mostram que, no Brasil, são registradas mais de 50 mil mortes e mais de 500 mil mutilados por ano. Os índices são muito altos e preocupam as autoridades de trânsito. “Com o aumento da frota de veículos, aumenta também o número de acidentes no trânsito. Em uma cidade como Juazeiro do Norte, por exemplo, registramos cerca de 80 acidentes por mês. Vale lembrar que nem sempre os envolvidos acionam o Demutran, o que significa dizer que esse número é bem maior. O nosso departamento está em alerta e intensificando as campanhas educativas”, afirma Cláudia Barbosa, agente de trânsito em Juazeirodo Norte. 

Em Crato, o Demutran realizará palestras educativas e distribuição de panfletos durante todo o mês. “Nós vamos visitar escolas públicas e privadas para trabalhar a conscientização do futuro condutor e também algumas empresas que estão instaladas no nosso Município. Vamos mostrar, através de vídeos, que escolhas erradas podem contribuir significativamente para o aumento no número de acidentes de trânsito. A campanha Maio Amarelo vem justamente para que condutore pedestre possam refletir sobre ações que podem contribuir para preservar o bem mais precioso que todos nós temos, que é a vida”, salienta Edilson  Marques, relações públicas do Demutran Crato.

Barbalha também terá programação especial alusiva ao Maio Amarelo. “Além de palestras em escolas e empresas e distribuição de panfletos educativos, estamos confeccionando algumas fitinhas amarelas para distribuirmos para os condutores. Quando olhar para a fitinha, o motorista vai lembrar da campanha e que tem que dar a contribuição dele para um trânsito mais seguro. Também estamos com a proposta de iluminar um prédio histórico com a cor da campanha para chamar a atenção da população local. Cada município está se empenhando ao máximo para promover essa reflexão na sociedade. Juntos conseguiremos reduzir os índices de acidentes e mortes no trânsito”, aponta o diretor do Demutran em Barbalha Fábio Luiz Macedo Coelho.                      (Jornal do Cariri)

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.