Entre os dias 15 e 21 de maio acontece em todo o Brasil a 15ª Semana Nacional de Museus, uma temporada cultural promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), em comemoração ao Dia Internacional de Museus, celebrada no dia 18 de maio.
Com o tema Museus e histórias controversas: dizer o indizível em museus, nessa edição, mais de mil museus de todo o país oferecem ao público cerca de três mil atividades especiais, como visitas mediadas, palestras, oficinas, exibição de filmes, entre outras.
Em Juazeiro do Norte, a Fundação Memorial Padre Cícero está organizando a programação local que acontecerá nos dias 17, 18 e 19 de maio, com objetivo de promover a integração entre os vários museus da Região do Cariri, através trocas de experiências entre os diretores dessas instituições.
Estão previstas ainda a realização de dois momentos de capacitação para os representantes dos museus caririenses presentes no encontro. São eles, a oficina Noções básicas de registro de acervos iconográficos, que terá como facilitador o historiador Renato Casimiro, e o minicurso Construção de Planos Museológicos, ministrado pela Presidente da Fundação Memorial Padre Cícero, Cristina Holanda, que compartilhará as técnicas de como se elaborar o Plano Museológico, que é um documento que todos os museus devem ter, de acordo com o estatuto que regulamenta o setor. Trata-se de um planejamento de curto, médio e longo prazo que prevê as ações que as essas instituições devem adotar.
A Fundação Memorial Padre Cícero, a partir da realização Semana Nacional de Museus, passa a colocar em prática o plano para a criação de uma Rede de Museus do Cariri, que fortalecerá as ações dessas instituições em seus locais de origem e a implementação de políticas públicas para esse setor na região.
“Essa será uma boa oportunidade para que eles todos contem um pouco sobre sua organização e seus acervos. A proposta é que, a partir desse evento, nós possamos nos conhecer melhor e em breve criarmos uma rede articulada de Museus do Cariri”, comenta Cristina Holanda, Presidente da Fundação Memorial Padre Cícero.
No primeiro, entre os intervalos das atividades, a organização do evento realizará visitas mediadas ao Memorial Padre Cícero.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no Memorial Padre Cícero, localizado na Praça do Cinquentenário, S/N, bairro Socorro, em Juazeiro do Norte.
A programação completa pode ser conferida no site www.juazeiro.ce.gov.br

Post a Comment