Header Ads

Municípios do Ceará receberão programas de prevenção às drogas; Juazeiro do Norte, Crato e Barbalha estão incluídos

Ao longo de 2017, a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad) do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), em parceria com a Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas do Ceará, implementará em 16 municípios os atuais programas de prevenção ao uso de drogas do Governo Federal: Jogo Elos, #Tamojunto e Famílias Fortes.
As cidades beneficiadas são Caucaia, Maracanaú, Horizonte, Maranguape, São Gonçalo do Amarante, Aquiraz, Redenção, Eusébio, Beberibe, Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha, Icó, Iguatu, Quixeló e Sobral. No início da segunda semana de maio de 2017, uma oficina de sensibilização foi realizada em Fortaleza, na sede da Secretaria do Estado, com representantes das áreas de Saúde, Educação e Assistência Social.
A Senad prevê que os programas sejam desenvolvidos em ao menos 32 escolas de Ensino Fundamental I e II da rede pública, beneficiando cerca de 4.800 estudantes e envolvendo 560 profissionais. Já está marcada para a próxima segunda-feira (15) assinatura do termo de cooperação em reunião de pactuação entre as Secretarias e as Prefeituras municipais.
Estiveram presentes no encontro a secretária Especial de Políticas sobre Drogas, Aline Bezerra Câncio; a secretária do Trabalho e Desenvolvimento Social do município do Crato, Agueda Duarte; o secretário de Educação do município de Quixelô, Claudemir Alves Ribeiro; e a secretária do Trabalho e Desenvolvimento Social de São Gonçalo do Amarante, Maria Vênus de Andrade Cunha.
Programas e resultados
O Jogo Elos é um programa voltado para crianças de 6 a 10 anos matriculadas no 1° e 2º anos do Ensino Fundamental I da rede pública de ensino. O objetivo é contribuir para a produção de um ambiente harmônico que estimule a troca e a cooperação entre alunos e professores, favorecendo o aprendizado e o desenvolvimento das habilidades sociais. Em 2016, foram favorecidos 3.255 estudantes cearenses.
O #Tamojunto é outro programa de prevenção ao uso de drogas realizado em escolas, sendo voltado para jovens de 13 e 14 anos de idade matriculados no Ensino Fundamental II na rede pública municipal. Visa instrumentalizar adolescentes com habilidades e recursos específicos para que possam lidar com influências sociais, adquirindo conhecimentos sobre drogas e suas consequências para a saúde. No ano passado, 1.874 estudantes do Estado foram contemplados.
O Famílias Fortes é um programa de prevenção voltado para famílias de crianças e adolescentes entre 10 a 14 anos. A meta é reduzir os fatores de risco e construir ou fortalecer os vínculos familiares e comunitários. Em 2016, foram realizados 6.132 atendimentos.                    (Assessoria de Comunicação)            Principal

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.