Um das maiores Reuniões Regionais da Sociedade Brasileira Para o Progresso da Ciência (RR – SBPC) em número de inscritos, foi realizada no Cariri. Mais de sete mil pessoas passaram pela Universidade Regional do Cariri (URCA), Campus do Pimenta, em Crato, na última semana, por conta do evento. Cerca de 200 palestrantes e conferencistas, ministrantes de minicursos, entre outras atividades, estiveram envolvidos num dos eventos que mobilizou em torno de 300 pessoas na organização, realizado de 2 a 6 de maio.


O encerramento ocorreu na última sexta-feira, com uma terreirada com o Reisado do Congo, do Mestre Aldenir, e Banda Cabaçal dos Irmãos Aniceto, fechando no sábado, com passeio pelos Geossíitos do Geopark Araripe, pelos participantes de vários estados do País.

O Reitor em Exercício da URCA, Professor Francisco do Ò de Lima Júnior, que na sexta-feira à tarde esteve apresentando uma das conferências finais, com o Professor Doutor da Universidade de Campinas (UNICAMP) Wilson Cano, destacou a relevância e o desafio de poder realizar a reunião no Cariri e ressaltou o pacto pioneiro para a realização da RR, com a participação de todas as instituições de ensino superior da região, cada uma delas com a sua contribuição. A RR SBPC foi realizada pela URCA, Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado (SECITECE) e Governo do Estado.

SBPC JOVEM

A SBPC Jovem, reuniu mais de 80 escolas e cerca de 3 mil estudantes, no Ginásio Poliesportivo da URCA, nos dias 4 e 5 de maio. O Coordenador, Professor Egberto Melo, ressaltou o sucesso na realização de um evento que representa a aproximação da academia com a juventude. Diversas atividades foram realizadas, nos estandes de instituições de ensino superior da região e institutos de educação para atender ao público, com oficinas, aulas e minicursos. A SECITECE ofertou atrações como o Planetário e o Ciência Itinerante.

Os minicursos foram priorizados para o primeiro dia do evento, na quarta-feira, dia 03, com a realização da maior parte deles, nas instituições parceiras, e na URCA, em Crato. As conferência e palestras aconteceram na quinta-feira e sexta-feira, de forma simultânea, em auditórios distribuídos nos campi do Pimenta I e II, em alusão aos Municípios que compõem o Geopark.

A abertura da Reunião Regional foi realizada no Centro de Convenções do Cariri, em Crato, com a presença do Governo do Estado, Camilo Santana, e do Secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (SECITECE), Inácio Arruda, além da presidente da SBPC, Helena Nader, representantes das mais importantes instituições de fomento à pesquisa do Brasil, e autoridades locais, para um público de cerca de 700 pessoas. O momento contou com apresentação da Orquestra Sinfônica da Universidade Federal do Cariri (UFCA).                (Assessoria de Comunicação)

Post a Comment