De 5 a 9 de junho, o campus de Crato do IFCE promove a 6ª edição da Semana da Zootecnia, evento que trará palestras e minicursos na área. Em 2017, o tema é “Promovendo a ciência, pesquisa e tecnologia”. As inscrições são abertas para estudantes, produtores, profissionais da área e demais interessados e podem ser feitas pelo site: semanadazootecnia.vpeventos.com


Um dos objetivos da Semana é debater a importância da ciência para a área da Zootecnia. Integrantes da comissão de organização do evento, os estudantes Thais Siqueira e Emanuell Medeiros explicam que o conhecimento científico e os avanços tecnológicos precisam fazer a diferença na vida do produtor: “Dessa forma, a gente pode possibilitar alternativas de produção, menores custos e desempenho melhor. A pesquisa é fundamental por isso: há métodos que são mais em conta e que o produtor pode ter o mesmo resultado. Para os alunos, é importante porque a gente conhece as pessoas com quem vamos trabalhar no futuro”, afirma Thais.

O evento também busca integrar a instituição à comunidade externa e promover um intercâmbio entre produtores rurais e estudantes: “A partir do momento em que a gente pesquisa algo novo, tanto aprende aquele conteúdo como também tem a oportunidade de repassar para as pessoas com quem a gente trabalha diretamente, que são os produtores, e os outros colegas da área”, diz Emanuell.

Para o coordenador do curso de Zootecnia no campus, o professor Messias Alves, a discussão é atual e importante para mostrar as inovações da área e levá-las aos profissionais e produtores: “Toda pesquisa tem que ser aplicada. A Zootecnia está sempre se modernizando, não é uma ciência estática. São descobertos novos animais, novas linhagens, novos ingredientes de ração. A área está sempre melhorando e se aperfeiçoando”.


A programação conta com palestras sobre nutrição de ruminantes, produção de búfalos, desafios da apicultura e produção de peixes ornamentais, entre outros, ministradas durante as manhãs. Já no período da tarde, os participantes podem se inscrever em um dos doze minicursos disponíveis: formulação de ração para não ruminantes, formulação de ração pararuminantes, reprodução de equinos, inseminação artificial de bovinos, inseminação artificial de caprinos, direitos trabalhistas do agricultor, inseminação artificial de suínos, produção de palma forrageira, sistema produtivo de bovinos apasto,  produção de queijo de cabra, primeiros socorros para equinos e produção de ovinos. A programação completa está disponível no link.

Serviço
VI Semana da Zootecnia
Data: 5 a 9 de junho
Local: IFCE campus Crato

Inscrições e programação completa: https://semanadazootecnia.vpeventos.com

Cariri

Post a Comment