Chove em 14 cidades neste sábado. FOTO: Aurélio Alves
O Ceará deve receber chuvas no Litoral Norte e Região Jaguaribana neste sábado (24) e domingo (25), segundo previsão da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Nos dois dias, deve ter chuvas isoladas e o céu ficará parcialmente nublado. Na segunda-feira (26), há também possibilidade de chuvas isoladas na faixa litorânea e na Região Jaguaribana. Nas demais regiões, céu parcialmente nublado. O estado registrou chuva em pelo menos 14 municípios neste sábado.

A maior foi em Quixeramobim com 39.3 milímetros. Outras cidades que apresentaram as maiores precipitações foram Boa Viagem (22.0 mm), Jaguaribara (13.4 mm), Ibaretama (13.0 mm), Choró (11.2 mm), Maranguape (9.4 mm) e Ibiapina (9.0 mm).

Chuvas da estação aliviam seca excepcional

As chuvas da estação chuvosa de 2017 no Ceará (fevereiro a maio) fizeram o estado deixar o quadro de "seca excepcional". De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) as chuvas que ocorreram em abril, somadas às precipitações dos meses anteriores, colaboraram para a redução da intensidade e também da área de abrangência da seca.

“Com as chuvas essa seca extrema e a seca excepcional como podemos observar, essa cor mais escura como ela vem diminuindo com o tempo. Isso mostra que temos nessa ocasião em abril uma amenização das condições de seca aqui no nosso Ceará”, afirmou o presidente da Funceme, Eduardo Sávio Martins.

Quanto à precipitação observada durante a quadra chuvosa no Ceará, a avaliação aponta que as chuvas ficaram em torno da média histórica. O volume dos reservatórios dobrou, passando de 6,4% em janeiro para 12,4% em junho de 2017. No entanto, segundo Eduardo Sávio, essas chuvas não foram suficientes para abastecer de forma favorável os três maiores reservatórios do estado no caso o Banabuiú, Castanhão e Orós.

“Hoje estamos com 12,4% da capacidade. Hoje, em termos médios, tivemos uma recuperação, mas ainda que não significativa. O problema é que essa recuperação se concentrou do nosso litoral e na Região Norte. Os três reservatórios o Banabuiú, Castanhão e Orós tiveram um aporte muito abaixo da média”, disse.             (G1 CE)

Post a Comment