O curso de Design de Produto, da Universidade Federal do Cariri (UFCA), vem transformando matéria-prima encontrada na região do Cariri em joias artesanais e industriais. É a partir dos rejeitos de calcário sedimentar laminado, conhecido comercialmente como Pedra Cariri, que estudantes fabricam joias utilizando os conhecimentos teóricos e práticos, além das técnicas de manuseio e lapidação, sob a orientação da professora e coordenadora do curso Ana Videla e do técnico em laboratório e ourives Cícero Mendonça. 

O grupo de estudantes, formado por Dayane Araújo, Leonardo Ferreira, Alan Araújo, João Cortês e Márcia Ferreira, exibiu as peças produzidas na terceira edição do Fortaleza Brazil Stone Fair, que aconteceu entre os dias 1º e 3 de junho, a partir de convite da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado do Ceará (SECITECE). De acordo com a discente Márcia Ferreira, antes do convite, o reitor pro Tempore da UFCA, professor Ricardo Ness, havia relatado à SECITECE a possibilidade de aproveitar o refugo da Pedra Cariri extraída nos municípios de Nova Olinda e Santana do Cariri, na elaboração de joias pelo curso de Design de Produto, encontrando, dessa forma, uma alternativa para o descarte. 

A matéria-prima, de acordo com o grupo que trabalhou na elaboração, é encontrada facilmente na região e de fácil utilização. “A Pedra Cariri, por ser uma pedra mais mole, fica mais fácil de moldá-la”, explica o ourives Cícero Mendonça, técnico em laboratório. Foram produzidos pingentes, brincos, aneis e brincos. Confira fotos das peças expostas e da equipe que produziu:
A pedra é responsável por empregar 70% dos moradores das cidades de Nova Olinda e Santana do Cariri. A extração é principalmente utilizada pela construção civil para fins ornamentais. O calcário laminado é composto de estratos horizontalizados de calcário intercalados com folhelhos de siltitos e arenitos. Os processos de mineração da pedra produzem grande quantidade de refugo, e, apesar de toda a grande comercialização da pedra, ainda não há um aproveitamento integral do que é retirado das jazidas. O que sobra é destinado ao descarte na natureza, causando grandes impactos ambientais, como assoreamento de riachos, alteração do pH das águas e do aumento de zonas de erosão.

A partir da exposição na feira, de acordo com a estudante Márcia Ferreira, empresas de extração de granito e mármore doaram fragmentos de rochas para que os discentes utilizem futuramente em um segundo experimento após os testes com o calcário. A FBST é uma feira internacional voltada para exposição e comercialização de mármores, granitos, quartzitos, limestones, pedras laminadas, maquinário e equipamento para a cadeia produtiva de rochas ornamentais. O Ceará é o terceiro estado líder exportador de rochas do país, em função da Zona de Processamento para exportação do Pecém. A feira foi uma oportunidade para a região do Cariri mostrar trabalhos desenvolvidos com a Pedra Cariri. 

Laboratório de Joias

O curso de Design de Produtos possui duas habilitações: uma voltada para a produção de calçados e a outra para a confecção de joias. O Laboratório de Joias é destinado às disciplinas de Materiais e Fabricação de Joias I e II, Laboratório de Joias, Laboratório de Experimentação em Joalheria, além de alguns cursos de extensão da universidade. O espaço é ainda destinado a estudantes de outros períodos que estejam confeccionando peças e necessitem dos equipamentos.

Os materiais e produtos finais produzidos no Laboratório de Joias são de responsabilidade dos discentes, sendo mais comum o trabalho com latão, prata e alumínio, por terem maior acessibilidade. “O próprio ato de confeccionar uma peça é estimulante no sentido de explorar o potencial de técnicas a serem adotadas no projeto final”, destaca a coordenadora do curso de Design de Produto, Ana Videla. 

Com informações da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado do Ceará (SECITECE)

Mais informações

Curso de Design de Produto
(88) 3221 9522 (Coordenação do curso)
(88) 3221 9527 (Laboratório de Joias)                                    (Assessoria de Comunicação)

Post a Comment