Header Ads

Curso de Design de Produto produzem joias a partir de rejeitos da Pedra Cariri

O curso de Design de Produto, da Universidade Federal do Cariri (UFCA), vem transformando matéria-prima encontrada na região do Cariri em joias artesanais e industriais. É a partir dos rejeitos de calcário sedimentar laminado, conhecido comercialmente como Pedra Cariri, que estudantes fabricam joias utilizando os conhecimentos teóricos e práticos, além das técnicas de manuseio e lapidação, sob a orientação da professora e coordenadora do curso Ana Videla e do técnico em laboratório e ourives Cícero Mendonça. 

O grupo de estudantes, formado por Dayane Araújo, Leonardo Ferreira, Alan Araújo, João Cortês e Márcia Ferreira, exibiu as peças produzidas na terceira edição do Fortaleza Brazil Stone Fair, que aconteceu entre os dias 1º e 3 de junho, a partir de convite da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado do Ceará (SECITECE). De acordo com a discente Márcia Ferreira, antes do convite, o reitor pro Tempore da UFCA, professor Ricardo Ness, havia relatado à SECITECE a possibilidade de aproveitar o refugo da Pedra Cariri extraída nos municípios de Nova Olinda e Santana do Cariri, na elaboração de joias pelo curso de Design de Produto, encontrando, dessa forma, uma alternativa para o descarte. 

A matéria-prima, de acordo com o grupo que trabalhou na elaboração, é encontrada facilmente na região e de fácil utilização. “A Pedra Cariri, por ser uma pedra mais mole, fica mais fácil de moldá-la”, explica o ourives Cícero Mendonça, técnico em laboratório. Foram produzidos pingentes, brincos, aneis e brincos. Confira fotos das peças expostas e da equipe que produziu:
A pedra é responsável por empregar 70% dos moradores das cidades de Nova Olinda e Santana do Cariri. A extração é principalmente utilizada pela construção civil para fins ornamentais. O calcário laminado é composto de estratos horizontalizados de calcário intercalados com folhelhos de siltitos e arenitos. Os processos de mineração da pedra produzem grande quantidade de refugo, e, apesar de toda a grande comercialização da pedra, ainda não há um aproveitamento integral do que é retirado das jazidas. O que sobra é destinado ao descarte na natureza, causando grandes impactos ambientais, como assoreamento de riachos, alteração do pH das águas e do aumento de zonas de erosão.

A partir da exposição na feira, de acordo com a estudante Márcia Ferreira, empresas de extração de granito e mármore doaram fragmentos de rochas para que os discentes utilizem futuramente em um segundo experimento após os testes com o calcário. A FBST é uma feira internacional voltada para exposição e comercialização de mármores, granitos, quartzitos, limestones, pedras laminadas, maquinário e equipamento para a cadeia produtiva de rochas ornamentais. O Ceará é o terceiro estado líder exportador de rochas do país, em função da Zona de Processamento para exportação do Pecém. A feira foi uma oportunidade para a região do Cariri mostrar trabalhos desenvolvidos com a Pedra Cariri. 

Laboratório de Joias

O curso de Design de Produtos possui duas habilitações: uma voltada para a produção de calçados e a outra para a confecção de joias. O Laboratório de Joias é destinado às disciplinas de Materiais e Fabricação de Joias I e II, Laboratório de Joias, Laboratório de Experimentação em Joalheria, além de alguns cursos de extensão da universidade. O espaço é ainda destinado a estudantes de outros períodos que estejam confeccionando peças e necessitem dos equipamentos.

Os materiais e produtos finais produzidos no Laboratório de Joias são de responsabilidade dos discentes, sendo mais comum o trabalho com latão, prata e alumínio, por terem maior acessibilidade. “O próprio ato de confeccionar uma peça é estimulante no sentido de explorar o potencial de técnicas a serem adotadas no projeto final”, destaca a coordenadora do curso de Design de Produto, Ana Videla. 

Com informações da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado do Ceará (SECITECE)

Mais informações

Curso de Design de Produto
(88) 3221 9522 (Coordenação do curso)
(88) 3221 9527 (Laboratório de Joias)                                    (Assessoria de Comunicação)

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.